Cultura

Nova descoberta sobre a vida de Francisco de Assis

O especialista em estudos franciscanos, Jacques Dalarun, descobriu uma biografia inédita de São Francisco de Assis com novos dados sobre a vida do santo. A descoberta foi feita numa biblioteca particular e o que que parecia ser “um manuscrito insignificante” apresenta detalhes da vida de Francisco, como a passagem que narra uma viagem a Roma, contou o especialista ao jornal “L’Osservatore Romano”.

Esta versão relata que “Il Poverello” (“O Pobrezinho”, em português), como ficou conhecido, fez a viagem não como peregrino, como se acreditava, mas como um negociante, que ficou chocado com os mendigos que se cruzavam no seu caminho. “Não tem nada a ver com a versão que se divulgou sucessivamente: um Francisco já religioso que sofre com os mendigos. Nesta versão, o contraste é muito mais forte. Não é uma mudança paulatina, mas um verdadeiro choque”, explicou Dalarun.

A obra é datada de 1237 a 1239 e tem 122 páginas cobertas de minúsculos caracteres latinos. Na nova biografia, “ressalta-se muito mais a experiência da pobreza, não em sentido simbólico ou meramente espiritual, mas real”, acrescentou o historiador.

Além disso, o livro revela outros detalhes “muito concretos e realistas” sobre, por exemplo, a forma como Francisco remendava sua túnica, usando fibras extraídas das cortiças das árvores.

sao francisco