Cultura

Comic Con tem planos para cinco edições anuais até 2018

A organização da primeira Comic Con em Portugal tem planos para a continuidade do evento até, pelo menos, 2018, disse esta terça-feira, dia 2, o coordenador da convenção, Paulo Cardoso.

Numa conferência de imprensa no Cineteatro Constantino Nery, em Matosinhos, Paulo Cardoso disse que é o membro da organização com a estimativa mais cautelosa e que mantém o número de 20 mil visitantes para a primeira edição, ainda que reconheça que estão “muito próximos de atingir o objetivo para o primeiro ano”, dias antes do começo do evento, que decorre na Exponor, de sexta-feira, dia 5, a domingo, dia 7.

A Comic Con vai contar com múltiplos convidados de áreas que vão do cinema à banda desenhada passando pela televisão, como a atriz Morena Baccarin (de “Homeland” e “Firefly”), Seth Gilliam (de “The Walking Dead”, por exemplo), Natalie Dormer (que interpreta Margaery Tyrell em “Guerra de Tronos”) e vários membros do elenco de “Da Vinci’s Demons”, como Tom Riley, Blake Ritson e Elliot Cowan.

Paulo Cardoso afirmou que o orçamento do evento se trata de um “investimento astronómico”, sem querer concretizar valores, mas realçando que sempre abordaram a organização da Comic Con como algo plurianual e não pontual para 2014.

O diretor da convenção frisou que, ao longo dos últimos anos, foram “todas as portas” a que foram bater no âmbito da organização e disse ser necessário realçar muitos apoios não se concretizaram “não por não acreditarem, mas por não conhecerem o conceito”, referindo-se à dificuldade de comunicar a eventuais parceiros o que era o evento em si.

O cartaz da Comic Con continua a acrescentar nomes e só vai fechar no último dia, disse o organizador.

No campo da banda desenhada, estão confirmadas as presenças do argumentista de “Saga”, “Y: The Last Man” e coargumentista de “Perdidos” Brian K. Vaughan, da ilustradora Pia Guerra, para além do editor associado da Vertigo Gregory Lockard, entre muitos outros.

O evento vai ter ainda um espaço para crianças e várias oficinas.

Comic Con