Cultura

Livro das homílias do Papa editado em Portugal

O livro “A Verdade é um encontro. Homilias em Santa Marta”, do papa Francisco, organizado e coordenado pelo jesuíta Antonio Spadaro, é editado em Portugal na próxima segunda-feira, anunciou a Paulus Editora, que chancela a obra.

Mais do que “a comunicação de uma verdade”, as páginas deste livro “são a felicidade de falar a favor do bem, que consiste em aproximar as pessoas umas das outras. Deus exerce assim o seu poder mediante a palavra humana”, afirma em comunicado a editora portuguesa.

O papa “deseja partilhar quotidianamente com os fiéis, não numa solene celebração em São Pedro, mas numa missa ‘doméstica’, na capela da residência de Santa Marta”, afirma a Paulus, referindo-se ao quotidiano do pontífice que preferiu a residência vaticana de hóspedes aos apartamentos do palácio pontifício.

“As homilias do papa Francisco, que se tornaram num dos aspetos mais característicos do seu pontificado, nascem ali (na capela da casa de Santa Marta9, espontaneamente, e constituem o coração pulsante da sua pastoral, mensagens densíssimas que apelam ao coração do Evangelho. O seu valor simbólico é tanto maior quanto mais nos transmitem o sentido do anúncio evangélico de uma forma peculiar e inédita: através de imagens significativas e uma linguagem simples, imediata, que possui uma clareza e uma frescura amadurecidas numa vida de contacto constante com as pessoas. O papa Francisco fala de ternura, de fé e de ideologia, de espírito e de organização, e de muitas outras coisas”, remata a editora.

Antonio Spadaro, que dirige a revista La Civilità Cattolica, fez a primeira entrevista ao pontífice, publicada em setembro do ano passado, simultaneamente em 16 revistas jesuítas.

Esta entrevista foi publicada posteriormente, em março passado, no livro que se intitula “Papa Francisco – Temos de ser normais”. Nesta edição, Spadaro afirma que procurou “recuperar, em forma de comentário, tudo aquilo que se perdera, de modo a esclarecer mais a fundo os conteúdos da entrevista, não só do ponto de vista cultural e pastoral, mas também humano e biográfico”.

O jesuíta tinha já editado a obra “O sonho de Francisco. Os jovens no coração da Igreja”, e agora organiza e coordena o livro de homílias do papa.

Papa_coreia8

António Spaldaro foi nomeado pelo papa Bento XVI consultor dos conselhos pontifícios da Cultura e o das Comunicações Sociais e, além de dirigir a revista La Civilità Cattolica, é professor na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Francisco, o 266.º papa, é o primeiro sul-americano e o primeiro jesuíta a assumir tais funções, para as quais foi eleito pelo conclave, no dia 13 de março de 2013, depois da resignação de Bento XVI, que vive atualmente em regime de clausura num mosteiro no Vaticano.