Saúde & bem-estar

Estudo leva a composto que reduz danos do álcool no cérebro

O “binge drinking”, ou beber mais de quatro ou cinco doses de álcool em pouco tempo, é uma prática comum entre os jovens nos fins de semana. Mas os efeitos desse hábito podem ir além da ressaca. Alguns estudos indicam que ingerir grandes quantidades de álcool de uma vez com alguma frequência pode causar danos cerebrais. E a consequência pode ser ainda mais grave para os adolescentes, cujos cérebros ainda estão em desenvolvimento.

Um estudo realizado em ratos e publicado no “Journal of Alcoholism and Drug Dependence” sugere que um composto chamado etano-beta-sultam poderia reduzir os danos causados pelo consumo excessivo de álcool episódico.

Os cientistas da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, descobriram que a substância foi capaz de diminuir a inflamação e a perda de células no cérebro. Após recebê-la toda a vez que consumiam grandes quantidades de álcool, as cobaias apresentaram melhor desempenho em testes de memória do que os que não receberam o composto.

A equipa concorda que é polémico investir numa droga que teria o poder de mascarar os efeitos do consumo excessivo de álcool. Por outro lado, os investigadores acreditam que seria uma forma de reduzir danos. A substância também poderia ter alguma utilidade para outras doenças que afetam o cérebro, como o alzheimer.

Alcool

Tópicos: