Saúde & bem-estar

Um mês sem álcool faz bem à saúde

Se estiver um mês sem consumir bebidas alcoólicas a sua saúde vai sair a ganhar. Esta é a conclusão a que chegou um estudo que será apresentado durante a reunião anual da Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado, realizada entre 13 e 17 de novembro, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A pesquisa analisou o impacto da abstinência temporária de álcool em 102 pessoas. Os resultados mostraram que, após um mês sem álcool, os voluntários tiveram uma redução da fibrose do fígado (condição que pode levar à cirrose), da pressão arterial e da resistência à insulina, o que reduz a probabilidade de desenvolvimento do diabetes.

Embora o estudo ainda não tenha sido publicado na íntegra, os resultados divulgados são coerentes a de outra pesquisa já realizada por especialistas do mesmo instituto da University College London (UCLMS, na sigla em inglês). Em 2013, dez membros da equipa da revista britânica “New Scientist” que ficaram um mês sem consumir bebidas alcoólicas tiveram uma redução de 15% na gordura do fígado. Além de relatarem melhor qualidade no sono e maior concentração, os participantes perderam, em média, 1,5 quilo.