Saúde & bem-estar

Atividade física intensa pode estimular o consumo de álcool

Um estudo, realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, defende que a prática de exercício físico está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

A pesquisa analisou o comportamento de 150 adultos com idade entre 18 e 75 anos. Inicialmente, os voluntários responderam a questionários sobre os seus estilos de vida. Em seguida, todos utilizaram, durante 21 dias, uma aplicação que registou o seu consumo de álcool e a prática de atividade física. Diariamente, a app enviou um relatório aos cientistas.

Os resultados mostraram, pela primeira vez, uma relação inequívoca entre o exercício físico e o álcool, especialmente se a intensidade dos exercícios fosse maior que o habitual. “As pessoas bebiam mais do que o normal nos dias em que se exercitavam de forma mais intensa”, referiram os autores do estudo. Esta associação permaneceu independentemente da época do ano, sexo ou idade.

No entanto, os cientistas sublinharam que este é apenas um estudo epidemiológico e, portanto, não se pode afirmar que os exercícios incitam ou exacerbam problemas com o álcool.