Cultura

Prémios Sophia do cinema português são entregues hoje

Os Prémios Sophia, que distinguem filmes e protagonistas do cinema português, cumprem hoje a terceira edição, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa cerimónia que será dedicada à música no cinema nacional.

Com apresentação de Ana Sofia Martins, a cerimónia contará com a atribuição de prémios em quase vinte categorias, com o realizador Joaquim Leitão a destacar-se nesta edição, duplamente nomeado.

O filme “Até amanhã camaradas”, de Joaquim Leitão, soma quinze nomeações, na grande maioria das categorias.

Joaquim Leitão pegou nas filmagens que tinha feito há dez anos para a série televisiva “Até amanhã camaradas”, a partir do romance homónimo de Manuel Tiago — pseudónimo literário de Álvaro Cunhal-, e fez uma longa-metragem, estreada em 2013.

O realizador está também nomeado para os prémios Sophia com a longa-metragem “Quarta divisão”.

Para melhor filme estão ainda nomeados “A última vez que vi Macau”, de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, “É o amor”, de João Canijo, e “Comboio noturno para Lisboa”, de Bille August, (com coprodução minoritária portuguesa).

A cerimónia terá como tema a música no cinema português, desde o começo do sonoro, e contará com a participação de Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho, noiserv, Pedro Jóia e Gisela João.

O diretor de fotografia Eduardo Serra, o produtor Henrique Espírito Santo e o realizador José Fonseca e Costa vão receber o prémio Sophia de carreira, pelo contributo para o cinema.

Sophia