Cultura

Dia Mundial da Arquitetura celebrado com exposições, debates e conferências

A Ordem dos Arquitetos (OA) vai assinalar, a 6 de outubro, o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema da sustentabilidade das cidades, através de um programa com exposições, debates e conferências.

“Cidades Saudáveis, Cidades Felizes” foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderirem às comemorações. Este tema visa mostrar como a implementação de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano.

O Dia Mundial da Arquitetura é assinalado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, que este ano calha a 6, mas as iniciativas em parceria com as secções regionais e outras instituições associadas ao evento decorrem ao longo de todo o mês, e algumas exposições ficam patentes até novembro.

De acordo com a programação, no dia 06 de outubro será assinado um protocolo entre a OA e a Casa da Arquitetura em Leça da Palmeira, com vista à criação de um museu de arquitetura de âmbito nacional, e, no mesmo dia, é inaugurada a exposição “12 serigrafias de arquitetos” conhecidos pelo desenho, com obras de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, João Carrilho da Graça e Manuel Graça Dias, entre outros.

Em Matosinhos, a vencedora da 9.ª edição do Prémio Fernando Távora, Susana Ventura, apresentará a conferência sobre a viagem realizada, no âmbito do galardão, ao Japão, Noruega, Finlândia, Suécia, República Checa, Áustria e Suíça.

Esta conferência assinala também a abertura da 10.ª edição do galardão, com a apresentação pública dos elementos do júri e do novo regulamento do Prémio Fernando Távora, instituído pela Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte em 2005.

A 9 de outubro, na sede da OA, em Lisboa, decorrerá, a partir das 18:30, uma consulta pública sobre Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, com a presença dos arquitetos João Santa-Rita, Margarida Cancela de Abreu e Vítor Reis, entre outros.

A sede da OA, a 13 de outubro, acolhe o debate “Arquitetura: o que procuram os investidores? Reabilitação, turismo, habitação, vistos Gold”, que irá debater a conjuntura económica na área do imobiliário e apresentar o “Anuário Imobiliário e Energético – Obras 2013”.

A 22 de outubro, a Câmara Municipal de Almada irá organizar uma visita guiada e uma conversa centrada na Área de Reabilitação Urbana de Cacilhas, enquanto exemplo das estratégias de intervenção e das experiências de reabilitação no concelho.

Entre outras iniciativas, está prevista uma cerimónia comemorativa, a 30 de outubro, na sede, às 18:30, para atribuição do título de membro honorário a um conjunto de arquitetos e entidades que a Ordem dos Arquitetos considera terem-se distinguido no universo da arquitetura.

Na mesma altura será inaugurada, na Galeria Fundação EDP, no Porto, a exposição “Alcino Soutinho. Realismo confortável”, com a primeira apresentação completa da obra do arquiteto em todas as suas vertentes: formação, arquitetura, design, arte figurativa, ensino e ativismo.

A 31 de outubro, no Museu de Serralves, inaugura “O processo SAAL: Arquitetura e participação 1974-1976”, a primeira grande exposição dedicada ao SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), um projeto arquitetónico e político criado poucos meses depois do 25 de Abril de 1974.

O SAAL representou a fusão entre arquitetura e participação direta, numa tentativa de atender às necessidades de populações desfavorecidas, e foi um dos projetos pioneiros na Europa naquela época.

arquitetura