Cultura

Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela mostra 74 filmes

Setenta e quatro filmes vão estar a concurso na 20.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, em outubro, anunciou a organização.

“Ao todo, estão selecionados 74 filmes, de 24 países, entre curtas, médias e longas-metragens, repartidos por várias secções competitivas, onde se inclui longas e curtas internacionais, séries de televisão, lusofonia e panorama regional”, disse à agência “Lusa” o diretor do festival, Mário Jorge Branquinho.

À edição 2014 do CineEco, que vai decorrer de 11 a 18 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, concorreram cerca de 400 filmes de 40 países.

O diretor realça “a qualidade dos filmes apresentados e das abordagens cada vez mais prementes no que se refere às questões ambientais”, assegurando que o festival tem, na sua 20.ª edição, “qualidade acrescida” em relação às anteriores.

Na competição internacional destaca, entre outros, os títulos “Beyond Metabolism” (Stefanie Gaus e Volker Sattel, Alemanha), “Brasimone” (Riccardo Palladino, Itália), “Love Thy Nature” (Sylvie Rokab, Estados Unidos da América), “Costa da Morte” (Lois Patiño, Espanha), “Planets – Four Variations of Detachment” (Ohad Milstein, Israel) e “The Carbon Crooks” (Tom Heinemann, Dinamarca).

“O filme de abertura oficial do festival (pelas 22:00 do dia 11 de outubro) vai ser o ‘Love Thy Nature’ e deverá contar com a presença da realizadora Sylvie Rokab”, adiantou.

A obra de Sylvie Rokab “leva os espetadores a uma viagem cinematográfica inspiradora para a beleza e a intimidade da relação do homem com o mundo natural”, referiu.

Mário Jorge Branquinho disse ainda que, durante o festival, haverá uma cimeira de diretores de festivais de cinema de ambiente (dia 15), será exibido um documentário sobre os 20 anos do CineEco e será prestada homenagem ao realizador Carlos Brandão Lucas.

A cimeira de diretores de festivais de cinema de ambiente permitirá “discutir e refletir sobre as questões do cinema ambiental a nível mundial”, disse, indicando que está prevista a presença de representantes de festivais de Turim (Itália), México, Paris (França), Saragoça (Espanha), Rio de Janeiro e GOIÁS (Brasil).

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.

cinema