Cultura

Festival de Fado leva Raquel Tavares e Camané ao Brasil

O segundo Festival de Fado, que se realiza no Rio de Janeiro e em São Paulo a partir do próximo sábado, levará Raquel Tavares e Camané ao Brasil, onde se apresentam pela primeira vez ao grande público brasileiro.

O evento, que tem como objetivo transportar para o Brasil o ritmo português, também contará com concertos de Carminho, com o show Amália Hoje, que apresenta o repertório de Amália Rodrigues numa roupagem pop, e com workshops sobre a história do fado.

“O fado era um género muito tradicional, que despertava interesse de pessoas mais velhas. Atualmente, os artistas mais novos deram uma injeção jovem, com letras e comportamentos mais atuais. E em cada ano queremos trazer ao Brasil artistas que tenham esse diferencial”, afirmou à agência “Lusa” a organizadora do festival, Connie Lopes, uma portuguesa radicada no Brasil.

Connie Lopes realçou que alguns dos artistas participantes já possuem alguma relação com o Brasil. Raquel Tavares realizou no Espaço Brasil, em Lisboa, o espetáculo “Nem todo o fado é triste, nem todo o samba é alegre”, no qual misturava os dois ritmos.

Carminho já se apresentou no Brasil e seu disco “Alma” tem participações de cantores como Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi. “O festival ajuda a criar esses laços entre os países, a divulgar a música brasileira lá e a portuguesa aqui. Fico muito feliz com essa ponte”, acrescentou.

O festival do ano passado, segundo Connie Lopes, superou as expetativas de público e atraiu jovens. “Há dez anos, essas mesmas pessoas não se interessariam pelo género. Por isso continuamos neste ano, e pretendemos continuar do ano que vem”, disse.

Connie Lopes realiza o festival ao lado de Álvaro Covões, diretor-geral da empresa portuguesa Everything Is New. Na primeira edição do evento no Brasil, em 2013, apresentaram-se os cantores António Zambujo, Mariza, Ana Moura e Cuca Roseta.

O show Amália Hoje e a cantora Carmino farão seus concertos no dia 16, no Rio de Janeiro, e no dia 19, em São Paulo. Já Raquel Tavares e Camané se apresentarão nos dias 17 e 20, nas mesmas cidades.

Camané