Saúde & bem-estar

Colesterol “alimenta” cancro da mama

Segundo um estudo realizado por cientistas nos EUA  o colesterol pode ajudar o cancro da mama a crescer e a se espalhar pelo corpo. A pesquisa sugere que o uso de medicamentos que diminuem o nível de colesterol – as chamadas estatinas – pode prevenir os tumores.

O trabalho, que foi publicado na revista científica “Science”, ajuda a explicar por que a obesidade é um dos principais factores de risco da doença. No entanto, organizações que trabalham na consciencialização e combate ao cancro da mama alertaram que ainda é muito cedo para recomendar o uso de estatinas na prevenção de tumores.

A obesidade já é considerada um fator de risco em diversos outros tipos de cancro, como mama, intestino e útero. A gordura em pessoas acima do peso faz com que o corpo produza mais hormonas como o estrogênio, que pode facilitar a disseminação de tumores.

“Vários estudos mostraram uma conexão entre obesidade e cancro da mama, e mais especificamente que o elevado colesterol está associado ao risco de cancro da mama, mas nenhum mecanismo foi identificado”, afirma o pesquisador Donald McDonnell, que liderou o estudo.