Cultura

Cinema: Estreias 23 de outubro

“Fúria”
Sinopse: Abril de 1945. À medida que os aliados fazem a sua investida final pelo teatro europeu de guerra, Wardaddy, um sargento endurecido pela batalha, comanda um tanque Sherman e a sua equipa de cinco homens numa missão mortal por trás das linhas do inimigo. Com um número muito inferior, tanto de homens como de armas, Wardaddy e os seus homens enfrentam probabilidades esmagadoras na sua tentativa heroica de atacar o coração da Alemanha Nazi.

Realização: David Ayer
Atores: Brad Pitt Jason Isaacs Jon Bernthal Logan Lerman Michael Peña Scott Eastwood Shia LaBeouf
Género: Drama
Veja o trailer.

“Com Todas as Nossas Forças”
Sinopse: Julien tem 17 anos, um grande sentido de humor, muito charme e uma cadeira de rodas em virtude de sofrer de paralisia cerebral. Apesar do grande amor que sente por ele, a sua família, especialmente o pai, está gradualmente a desfazer-se pela dificuldade em lidar com a sua incapacidade. Numa tentativa de estabelecer uma maior ligação com o pai, Julien desafia-o a participar consigo na prova Ironman em Nice, um triatlo onde o seu pai já tinha competido. Este desafio, por si só dificílimo para um, torna-se quase impossível quando tem de ser feito em conjunto com um jovem deficiente. Para além do lado desportivo, esta é a história de um combate exemplar de uma família e o comovente retrato do amor entre pai e filho.

Realização: Nils Tavernier
Atores: Alexandra Lamy Fabien Héraud Jacques Gamblin Sophie de Furst
Género: Drama
Veja o trailer.

“Duas Vidas”
Sinopse: Europa, 1990, o muro de Berlim cai. Para Katrine tem um significado especial. Ela é uma das Lebensborn, nascida da relação entre um soldado alemão e uma cidadã norueguesa durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter nascido na Noruega, foi levada à força para a Alemanhha e criada na Alemanha de Leste. Já adulta Katrine fugiu para a Noruega onde reencontrou a sua mãe, casou com um oficial norueguês e constituiu família. Mas quando um advogado pede para testemunhar contra o estado Norueguês, ela recusa. Gradualmente, uma teia de segredos e mentiras começa a revelar-se. Perante a sua família, levanta-se a questão: o que tem mais valor? A vida que viveram juntos ou a mentira em que esta é baseada?

Realização: Georg Maas Judith Kaufmann
Atores: Juliane Köhler Ken Duken Liv Ullmann Sven Nordin
Género: Drama
Veja o trailer.

“Getúlio”
Sinopse: Agosto de 1954. O jornalista da oposição Carlos Lacerda, sofre um atentado à bala à porta de casa em Copacabana. O atirador erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio Presidencial. O tenente Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta manter-se no poder e provar a sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um acto extremo.

Realização: João Jardim
Atores: Drica Moraes José Raposo Leonardo Medeiros Michel Bercovitch Thiago Justino Tony Ramos
Género: Biografia
Veja o trailer.

“Um Santo Vizinho”
Sinopse: Maggie e o seu filho Oliver, de 12 anos, mudam-se para a casa ao lado de Vincent, um intratável veterano de guerra. Quando um dia Oliver fica preso fora de casa no regresso da escola, Vincent permite-lhe ficar em sua casa até a mãe chegar. Vincent está falido, tem contas até ao teto e desesperado por dinheiro. Vê esta situação como uma oportunidade e oferece-se a Maggie para tomar conta de Oliver todos os dias depois da escola. Mas como Vincent não é um vizinho qualquer, introduz Oliver ao seu estilo de vida, que inclui o jogo, a bebida e o seu relacionamento com uma prostituta russa.

Realização: Theodore Melfi
Atores: Bill Murray Chris O’Dowd Melissa McCarthy Naomi Watts Terrence Howard
Género: Comédia
Veja o trailer.

“Fado Camané”
Sinopse: O filme explora o processo de criação de uma das obras essenciais do fado e centra-se na relação de Camané com o compositor e produtor José Mário Branco e a poeta Manuela de Freitas. Revela um rigoroso trabalho de procura da sintonia perfeita entre a poesia, música e intérprete. Camané abre as portas do seu universo numa análise profunda do que é o fado: a tradição oral, a escolha dos poetas e a misteriosa magia do processo criativo. O resultado é uma rara visita ao método do artista que procura “aprender a sentir”, descobrindo uma verdade partilhável com o público.

Realização: Bruno de Almeida
Género: Documentário
Veja o trailer.

“Carteiro Paulo: O filme”
Sinopse: Neste filme, o Carteiro Paulo vai experienciar o lado negro da fama ao participar num concurso de talentos da TV. Os demónios do dinheiro, da fama e das roupas brilhantes vão conspirar para afastar o Carteiro Paulo daqueles que mais ama, e vão colocar em causa a sua relação com as pessoas mais importantes da sua vida: a sua família e os seus amigos.

Realização: Mike Disa
Vozes: David Tennant Eurico Santos Isabel Silva Jim Broadbent Jorge Seabra Luís Araújo Márcia Correia Mário Santos Pedro Frias Robin Atkin Downes Rupert Grint Stephen Mangan
Género: Animação
Veja o trailer.

“Björk: Biophilia Live”
Sinopse: O filme documenta o concerto gravado ao vivo em Londres, no Alexandra Palace em 2013, e captura o elemento humano do projecto multimédia e multi-disciplinar de Björk: Biophilia. Björk e a sua banda usam uma grande variedade de instrumentos: alguns digitais, outros tradicionais, e outros ainda completamente inclassificáveis.

Realização: Nick Fenton Peter Strickland
Género: Documentário