Televisão

Fátima Lopes abre o coração e fala da sua saída da TVI

Fátima Lopes celebrou esta quinta-feira, 13 de maio, 52 anos de vida. Pela primeira vez, a apresentadora falou publicamente sobre a sua saída da TVI à revista Sábado. A apresentadora revelou que se sentiu desconsiderada durante os últimos dois anos em que esteve no canal. “Nos últimos dois anos não fui feliz na TVI“, assumiu.

“As pessoas têm de ser bem tratadas e comigo houve um somatório de desconsiderações e desvalorizações. Se eu não tivesse autoestima, se calhar ficava, mas felizmente tenho consciência do meu valor como profissional e como pessoa“, contou à publicação, revelando que o seu programa ‘A Tarde É Sua’ serviu como “pastilha elástica, aumentava ou diminuía para tapar aqui ou ali e isso é um desrespeito por um formato que foi desenhado para servir determinado público (…) Isto são desconsiderações. Só que o rosto era o meu“.

Fátima Lopes garantiu que “já não se podia fazer mais milagres“, quanto à perda de audiências causadas por causa destas mexidas e das condições que lhe foram sendo retiradas.

A ex-apresentadora da TVI contou que perdeu em 2019, 30 por cento do seu ordenado. “O argumento era a frágil situação financeira da empresa. Fui solidária e aceitei, na esperança de que, quando a empresa recuperasse, me repusessem o que tinha sido cortado. A verdade é que o tempo foi passando e ninguém tocou mais no assunto“, explicou.

Também o programa de entrevistas “Conta-me Como És”, que lhe foi entregue em 2018, ajudou a que optasse por abandonar a estação de televisão. “O processo não foi bonito“, sublinhou. A apresentadora referiu que já com Cristina Ferreira como diretora, foi-lhe dito que voltava para o programa e que ficou “muito feliz” porque o projeto nasceu consigo e tinha a sua imagem. “Só que afinal não ia ser só eu, ia ter outros colegas (…) e recusei-me a apresentar. Chega“, confessou, fazendo referência ao formato que tem agora o nome de “Conta-me”.

Já sobre “C’e Posta per Te”, Fátima Lopes explicou que teria de “fazer um novo contrato“. “Mas não se fez o básico: primeiro negoceiam-se as condições e só depois se anuncia publicamente. Fizeram o contrário“, declarou. “O que me foi proposto não tinha condições para eu aceitar, e saí“.

Sobre este processo, Fátima Lopes assegura que nunca falou diretamente com Cristina Ferreira: “Nunca falei com ela, nem com ninguém sobre esse processo. O meu advogado é que me representava“.