A Rainha Rania aproveitou o 32º aniversário de casamento com o Rei Abdullah da Jordânia para lhe declarar publicamente o seu amor: “Sempre serás o meu lar.”
Abdullah e Rania casaram-se seis meses após se conhecerem. Rania era uma jovem plebeia, nascida no Kuwait, de origem palestina, filha de um médico que teve que fugir da Cisjordânia quando esta foi ocupada por Israel em 1967.
Teve uma educação privilegiada. Estudou Administração de Empresas na Universidade do Cairo e também tinha grande consciência das suas origens e da situação política, social e humanitária na região, especialmente para mulheres e crianças. Circunstâncias cruciais para o seu reinado de 26 anos, período em que transformou profundamente a perceção das mulheres muçulmanas no Ocidente, abalando consciências, especialmente em relação a questões relacionadas a refugiados.
Abdullah da Jordânia não estava destinado a ser rei, mas uma decisão final do seu pai, o Rei Hussein, antes de falecer, levou-o ao trono, transformando na altura Rania, uma estudante universitária que originalmente seria apenas mais uma princesa da Corte Hachemita, na rainha mais jovem do mundo.
Abdullah e Rania conheceram-se durante um jantar oferecido pela irmã do príncipe, a Princesa Aisha. Foi amor à primeira vista.
Casaram no dia 10 de junho de 1993.
Rania da Jordânia usou um vestido de noiva de um dos estilistas reais britânicos, Bruce Oldfield, o mesmo homem que vestiu a rainha Camilla na sua coroação.
Não usava tiara, nem sabia que aquele seria um casamento real. O último e surpreendente testamento do Rei Hussein mudou tudo, e dias antes da sua morte, nomeou o seu primogénito príncipe herdeiro, recuperando assim o título que havia perdido em 1965 para o seu tio.
Ver esta publicação no Instagram
Seis anos após o casamento, Abdullah e Rania ocuparam o trono e tornaram-se os novos governantes da Jordânia
Juntos, mudaram o paradigma da Família Real Jordaniana, transmitindo uma imagem de estabilidade, unidade e modernidade.
Hoje, no 32º aniversário de casamento, a Rainha Rania continua apaixonada pelo rei, como mostrou nas redes sociais.
“Como não me apoiar no teu coração quando um país inteiro se apoia em ti! Todos os anos és o meu apoio e companheiro. Sempre serás o meu lar. Feliz aniversário ❤️”, escreveu a rainha na legenda de uma foto de um carinhoso abraço entre os dois.
Juntos, tiveram quatro filhos: Hussein, o próximo rei por desejo expresso do seu pai, Iman, Salma e Hashem.
Os dois mais velhos, Hussein e Iman, já casaram e tiveram filhos. Os reis tornaram-se avós, uma alegria que gostam de partilhar nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram