Lifestyle

Não seja bully de bancada

Maus modelos no desporto levam à perpetuação de comportamentos violentos e discriminatórios. Não seja bully de bancada. Não ensine ninguém a ser.

«#NãoSejaBullydeBancada» é o nome da campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto, que arrancou no dia 6 de maio e que visa sensibilizar para a importância de incentivar as boas práticas, por parte de pais e encarregados/as de educação no acompanhamento de crianças e jovens, enquanto estes/as desenvolvem atividades desportivas reforçando, dessa forma, os valores desportivos e promovendo o combate à violência no Desporto.

No spot da campanha, cinco crianças reproduzem exemplos de discursos ouvidos por aqueles que as acompanham:

  • «Aprendi com o meu pai que o árbitro é ladrão e a mãe dele é uma prostituta»;
  • «Aprendi com a minha mãe que os jogadores da outra equipa merecem morrer»;
  • «Aprendi com o meu tio que ser um bom adepto é beber até cair»;
  • «Aprendi com o meu padrinho que um jogador preto deve ser chamado de macaco»;
  • «Aprendi com o meu avô que dizer palavrões faz parte do jogo».

Embora ficcionadas, estas palavras refletem muitas «falas» proferidas pelos/as acompanhantes de crianças e jovens nos locais de prática desportiva incentivando um discurso de ódio incompatível com os valores desportivos. Tendo as crianças uma forte tendência para imitar os comportamentos dos adultos que lhes servem de referência, cabe precisamente a estes últimos quebrar um potencial ciclo de perpetuação adotando atitudes consideradas como bons exemplos.

O desporto tem de ser fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética, fair-play e a campanha #NãoSejaBullydeBancada pretende alertar para que a solução tem de começar nas camadas jovens, cujo contexto formador amplia a necessidade de se trabalhar para um ambiente mais saudável.

«Não seja bully de bancada. Não ensine ninguém a ser» é a assinatura e a mensagem-chave desta campanha.

Esta campanha resulta de uma parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude com a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Patinagem de Portugal e a Federação Portuguesa de Voleibol a promover uma campanha cujos objetivos são:

  • Contribuir para a erradicação de comportamentos desadequados, pouco éticos e, por vezes, violentos dos pais/encarregados de educação, no âmbito da prática desportiva nas camadas jovens;
  • Incentivar boas práticas no acompanhamento de crianças e jovens enquanto estas desenvolvem atividades desportivas;
  • Reforçar a importância dos valores do Desporto.

Em vários jogos das cinco modalidades parceiras, haverá momentos específicos de sensibilização dos espectadores para o tema, para além da disseminação da mensagem através das redes sociais e publicidade estática em múltiplas plataformas em todo o território nacional.

A campanha #NãoSejaBullyDeBancada tem uma forte vertente digital. Nesta página encontram-se disponíveis os recursos passiveis de ser descarregados e usados por quem se pretenda associar. Divulgue, não fique indiferente!