Lifestyle

Vista Alegre fechou o ano com 22 prémios internacionais

Futurismo, Fête Vos Jeux, Dux, Home Cosmetics e Magno foram algumas das coleções premiadas nos principais concursos internacionais de design.

A Vista Alegre, marca que há quase dois séculos inova no fabrico e design da porcelana, vidro e cristal, fechou o ano 2022 com a conquista de vinte e dois prémios internacionais, atribuídos pelas principais e mais prestigiadas instituições mundiais de design.

Futurismo, uma das principais coleções de 2022, não deixou indiferente clientes nem júris. Arrecadou seis dos principais prémios de design internacionais – DNA Paris Design, European Product Design Award, Architecture Masterprize, Muse Design Awards, German Design Award e The Architecture & Design Collection Awards 2022.

No segmento Iluminação, a coleção Earth to Humanity, de Ross Lovegrove, conquistou dois prémios
com os mais recentes candeeiros Dalea e Centaurea. Lighting Design Award atribuiu a menção
Winner e categoria Ouro nos Grands Prix du Design (Prémio de design canadiano).

As elegantes peças Ritmo, conquistaram dois prémios: German Design Awards, Special Mention, e categoria Bronze nos Grands Prix du Design.

Círculos, curvas, contornos suaves e linhas ondulantes. As formas de Circle evidenciam desde logo
a sua complexidade. Mas o desafio que consistiu criar estas peças estende-se à conjugação do cristal com vidro de cor e ao trabalho de lapidação, originando um conjunto vibrante, impactante
mas prático. Num estilo contemporâneo, com referências ao futurismo e à arte nova, as peças
Circle permitem diferentes usos, valorizando sempre o espaço e os elementos que nela forem
colocados.

A complexidade e as linhas modernas das peças Circle garantiram a atribuição de dois prémios: Winner nos Architecture Masterprize e Winner nos German Design Awards.

Home Cosmetics marca a entrada da Vista Alegre no segmento de aromas e fragâncias para a casa. Os mais inebriantes aromas envolvidos num design sedutor e com a elegância própria da marca. Vencedor do prémio Silver dos Muse Design Awards.

Da continuidade da parceira com a Christian Lacroix Maison, nasceu mais uma coleção destinada a vencer – Fête Vos Jeux. A simbiose entre funcionalidade, design e carácter lúdico destas peças garantiu uma Special Mention dos German Design Awards.

Dinastia Magno – A grande complexidade de produção e a delicadeza deste frasco escultural justificam uma edição numerada e limitada de apenas trinta e três unidades. A cobertura que o envolve é como um manto imperial, finamente trabalhado, deixando vislumbrar o corpo através das transparências do trabalho de lapidação. Todos os elementos são agregados pelo gargalo em aço gravado e encimado por uma poderosa rolha maciça, com cortes dinâmicos e gravação
no topo.
Este frasco foi merecedor do prémio DNA, Paris Design Award, na categoria Winner, bem como do Good Design, de Chicago, com a mesma qualificação – Winner.

Ara (“altar”, em latim) deve o seu nome à constelação Ara Centauro, que por sua vez alude ao altar de Zeus, no qual os deuses do Olimpo trocaram votos, antes da batalha contra os Titãs. Esta garrafa em cristal e vidro, testemunha de tempos mitológicos, encerra um brilho raro no seu azul celeste profundo, semeado de pequenas estrelas e encimado por uma rolha exuberantemente esculpida e um gargalo em ouro que conta o significado da peça. A garrafa continua a arrebatar a atenção dos júris. Brilhou mais uma vez com uma Special Mention atribuída pelos German Design Awards.

A palavra latina dux significa líder, e esse sentido de comando e audácia está na base da criação desta peça única. A sua forma singular apresenta uma geometria inspirada no mundo mineral. No interior do frasco, o líquido está como cativo no interior de uma pedra preciosa. A aba maciça, intensificando a luminosidade do cristal, o gargalo em ouro, finamente decorado e pintado à mão, e a rolha em forma de joia traduzem uma opulência requintada. Uma obra de arte consumada, cheia de força e mistério. A classe das peças Dux foi merecedora de uma Honorable Mention atribuída pelo European Product Design Award e Winner nos Good Design.

Para os amantes de futebol, a coleção Kick Off, assinada pelo designer inglês Damian O’Sullivan, fecha o campeonato com dois prémios European Product Design Award, como Winner, e Special Mention no German Design Award.

Para além dos prémios de design atribuídos às peças da Vista Alegre, é de salientar o galardão Winner atribuído ao catálogo Gift da Vista Alegre – German Design Award, na categoria Excellent Communications Design/Editorial. Este catálogo foi ilustrado pela artista Catarina Sobral e expressa bem a importância do design em tudo o que a Vista Alegre faz – não só nas peças mas também nos elementos de comunicação.

Em 2023, a Vista Alegre promete continuar a surpreender e fazer parte das casas de muitas famílias um pouco por todo o Mundo.