Cultura

Artista plástico Manuel Cargaleiro desenha peça para a Vista Alegre

É a 16ª peça do Projeto Artistas Contemporâneos da Vista Alegre e tem uma edição limitada de 500 exemplares. ‘Ravello’ é o nome da peça de cerâmica idealizada pelo artista plástico Manuel Cargaleiro para aquela marca portuguesa de porcelana.

O artista adotou a cidade de Ravello, na costa de Amalfi, que é Património da Humanidade pela Unesco, como sua “residência cultural”. Por isso usou essa inspiração para conceber o centro de mesa de grandes dimensões, com uma surpreendente decoração, plena de cor e com muitos detalhes a ouro.

Manuel Cargaleiro, artista plástico internacionalmente consagrado, esteve em Portugal a apresentar a peça. É também um regresso à sua primeira paixão artística: a cerâmica.

‘Ravello’ é uma peça que adota o nome da sede da Fondazione Museo Manuel Cargaleiro, no Palazzo Tola, em Milão.

O Projeto Artistas Contemporâneos da Vista Alegre, iniciado em 2008, conta agora com o lançamento de duas edições anuais especiais numeradas e limitadas, desenvolvidas por artistas de renome nacional e internacional.

O processo de escolha dos artistas é um procedimento extremamente complexo. Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos, Oscar Mariné, Nadir Afonso, Malangatana, Portinari, Armanda Passos, António Ole, Cruzeiro Seixas, José de Guimarães, Graça Morais, Roberto Chichorro e Júlio Resende são os artistas que assinaram as primeiras 15 peças desta coleção.

O preço da peça de Manuel Cargaleiro é de 2000 euros.

manuel-cargaleiro-vista-alegre