Atualidade

Morreu Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos

O guitarrista britânico Jeff Beck morreu terça-feira, dia 10 de janeiro, aos 78 anos. Foi considerado o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone e “um dos mais influentes”. Ganhou destaque como membro da banda Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton, tendo depois iniciado uma carreira a solo que incorporou hard rock, jazz, funky blues e até ópera. Assinou 11 discos a solo e dezenas de projetos com outros músicos.

“Oito vezes vencedor de prémios Grammy, o versátil Beck foi pioneiro no jazz-rock, ajudou a difundir entre a comunidade da guitarra elétrica o efeito fuzz e a riqueza sonora da distorção – com uma técnica que prescindia da palheta e “castigava” o trémolo – e abriu caminho a subgéneros mais pesados, como o denominado rock psicológico ou mesmo o heavy metal, tornando-se um dos “mais influentes guitarristas da música rock”‘, destacou a revista mensal sediada nos Estados Unidos que escreve sobre música, política, e cultura.

Jeff  Beck tinha um seguro para os dedos no valor de sete milhões de libras.

A sua morte foi confirmada na conta oficial de Twitter do artista. “Em nome de sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a notícia do falecimento de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda“, anunciaram.

Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, não deixou passar a morte do artista em vão e prestou-lhe homenagem nas redes sociais. “Com a morte de Jeff Beck perdemos um homem maravilhoso e um dos maiores guitarristas do mundo. Vamos todos sentir tanto a falta dele“, escreveu na legenda de um vídeo onde os dois dão espetáculo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mick Jagger (@mickjagger)

Rod Stewart também  homenageou o antigo companheiro de banda. “Jeff Beck era de outro planeta. Levou-me a mim e ao Ronnie Wood para os EUA no final dos anos 60 na sua banda, o Jeff Beck Group e não olhamos para trás desde então. Ele foi um dos poucos guitarristas que quando tocava ao vivo me ouvia cantar e responder. Jeff, tu foste o maior, meu homem. Obrigado por tudo . RIPJ”, escreveu na legenda de várias imagens dos dois.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sir Rod Stewart (@sirrodstewart)

Johnny Depp mostrou-se devastado com a morte do guitarrista com quem terá estado nos últimos momentos de vida. Recentemente, os dois fizeram uma série de espetáculos para divulgar “18”, álbum que fizeram em parceria.

Foto: Reprodução instagram Jeff Beck