Cultura

“A Mais Breve História da Rússia” foi o livro de não-ficção mais vendido em 2022 em Portugal

“A Mais Breve História da Rússia”, do jornalista José Milhazes, que a Dom Quixote editou em fevereiro do ano passado, foi o livro de não-ficção mais vendido em Portugal em 2022. A obra, que percorre a história do país, dos Eslavos a Vladimir Putin passando pelos Czares, vendeu mais de 50 mil exemplares e fez 10 edições.

Lançado duas semanas antes da invasão da Ucrânia por Vladimir Putin e do início da guerra entre os dois países, o livro “pretende dar ao leitor uma ferramenta útil para a compreensão do passado e presente do maior país do mundo”. José Milhazes, o grande especialista português em Rússia, propõe uma viagem que atravessa milhares de anos da história, da cultura e da civilização russas numa obra que inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de uma bibliografia.

A obra do antigo correspondente da SIC e da TSF em Moscovo mostra como surgiu e se desenvolveu um país que ao longo da sua história teve vários nomes – Rus, Moscóvia, Império Russo, União Soviética, Federação da Rússia –, e explica como nesse território coexistiram, e ainda coexistem, cerca de 160 povos com culturas muito diversas. Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliada da Europa e do Ocidente ou sua adversária mortal? Território de santos, czares, poetas, conquistadores, revolucionários e músicos, a Rússia é um mistério que tenta desvendar ao longo das páginas de “A Mais Breve História da Rússia”.

José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977 foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Fez o doutoramento em 2008 dedicado ao tema «Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia». Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos As Minhas Aventuras no País dos Sovietes (2017) e Os Blumthal (2019). Guerra Fria é o nome da rubrica que tem com Nuno Rogeiro na SIC.