Atualidade

Morreu a poetisa Ana Luísa Amaral

Considerada “uma das mais notáveis poetisas portuguesas da atualidade”, a professora e investigadora aposentada da FLUP faleceu esta sexta-feira, aos 66 anos, vítima de cancro, revelou a Universidade do Porto.

Muito cedo acabaria por adotar o Porto e Leça da Palmeira como residência, sendo a autora celebrada na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que irá decorrer de 26 de agosto a 11 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, Ana Luísa Amaral tem obra publicada em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos da América, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras.

Uma carreira literária que lhe valeu diversas distinções nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Literário Casino da Póvoa (2007), o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi (2007), o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão (2012), o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia (2018), o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho (2018), o Prémio Literário Guerra Junqueiro (2020), o Prémio Vergílio Ferreira (2020), o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, ou o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda (2021).

O corpo de Ana Luísa Amaral estará em câmara ardente a partir das 17h00 deste sábado, 6 de agosto, na Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira. O funeral realiza-se este domingo, às 11h15, no Tanatório de Matosinhos, informa a Universidade.