Atualidade

Nadadora Anita Álvarez é salva por treinadora após desmaiar na piscina

A atleta Anita Alvarez desmaiou esta quarta-feira na piscina, aparentemente devido a exaustão, após completar a sua rotina na final a solo em natação artística nos Mundiais de Natação em Budapeste, na Hungria.

A jovem de 25 anos foi resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora Andrea Fuentes, que evitou assim o afogamento. Ao ver que Anita Alvarez não vinha à tona, a treinadora saltou para a piscina. Quando já estava a trazer a jovem para fora, um assistente da competição foi ajudar a tirar a atleta desmaiada.

A nadadora foi depois levada numa maca para ser vista pelos médicos. Num comunicado divulgado pela equipa de natação dos Estados Unidos, a treinadora Fuentes garante que Anita Alvarez “sente-se bem”. “A Anita está bem. Os médicos verificaram todos os sinais vitais e está tudo normal – frequência cardíaca, oxigénio, níveis de açúcar, pressão arterial, etc. Está tudo bem”, informou.

Esta não é a primeira vez que Anita Alvarez desmaia durante uma prova. Na qualificação para as olimpíadas em Barcelona, no ano passado, também desmaiou na piscina e foi também Fuentes quem a salvou.

Anita Alvarez acabou por ficar em sétimo lugar na final de natação artística, com 87,6333 pontos. A japonesa Yukiko Inui garantiu a medalha de ouro, a ucraniana Marta Fiedina foi a segunda classificada, e a grega Evangelia Platanioti, a terceira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ANITA KAY (@anitaaalvarez)

O incidente levantou questões quanto à inação dos nadadores-salvadores. O jornal espanhol “Marca” noticiou que Andrea Fuentes, quatro vezes medalhada olímpica, disse ter saltado para a piscina “porque os nadadores-salvadores não o fizeram”. Na altura do incidente procurou alertar, sem sucesso, os salva-vidas.

Entretanto, a Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou, esta quinta-feira, que vai rever os regulamentos que impedem a intervenção de salva-vidas sem um sinal do árbitro.

A FINA revelou que os salva-vidas contratados para trabalhar em campeonatos mundiais de natação só podem entrar em ação após autorização dos árbitros, razão pela qual a treinadora de Anita Álvarez foi mais rápida do que os socorristas.

Foto: Instagram Andrea Fuentes