Atualidade

Isabel II recusa prémio de Idosa do Ano: “A pessoa é tão velha quanto se sente”

A rainha de Inglaterra, de 95 anos, que já reina há quase sete décadas, disse sentir-se ainda jovem de espírito para receber o título de “Idosa do Ano”, revelou um assessor.

Os organizadores do prémio anual – cujos homenageados anteriores incluem atores vencedores dos Óscares, laureados do Nobel e a própria mãe da rainha, que morreu com 101 anos em 2002 – abordaram os funcionários do palácio em julho para sondar se a monarca aceitaria a homenagem.

Na resposta, datada de 21 de agosto da propriedade em Balmoral, no nordeste da Escócia, o secretário particular assistente da rainha, Tom Laing-Baker, pediu desculpas, e escreveu por carta: “Sua Majestade acredita que a pessoa é tão velha quanto se sente, e portanto a rainha não acredita que cumpre os critérios relevantes para poder aceitar e espera que você encontre um destinatário mais merecedor“.

O prémio, que celebra as conquistas de pessoas mais velhas, foi entregue à atriz e dançarina franco-americana Leslie Caron, que tem 90 anos.

Isabel II segue os passos do falecido marido, o príncipe Philip, que morreu em abril aos 99 anos. Ele também rejeitou receber o prémio, que há 29 anos celebra as contribuições da geração mais velha à vida pública.