Atualidade

Gouveia e Melo recebe Prémio de Mérito e Excelência nos Globos de Ouro

O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, Comandante da Task Force para o Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, foi homenageado com o Prémio de Mérito e Excelência do XXV Globos de Ouro. Como é tradição, o troféu foi entregue pelo  fundador e presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

Incansável, rigoroso, audaz, ainda que modesto na maneira de se apresentar, foi ele que conduziu o nosso País a uma capacidade de vacinação que era inesperada e que foi invejada por muito países estrangeiros pela maneira como tudo decorreu. A ética nunca esteve ausente do seu procedimento e da capacidade de movimentar milhões de pessoas para que pudessem ser vacinadas“, descreveu Pinto Balsemão antes de revelar o nome. “O que o nosso premiado fez, não é possível fazer sem ter amor pelos humanos, por todos nós“,

Visivelmente emocionado, Gouveia e Melo, de 60 anos, subiu a palco para dizer que fez apenas a sua obrigação. “Queria relembrar-vos que fui um militar que cumpriu uma missão que me deram, mas este é um prémio de todos nós“, começou por dizer. “Milhões de portugueses que enfrentaram as suas dúvidas e se vieram vacinar. Um grande aplauso aos jovens que, com mais dúvidas, também aderiram ao processo de vacinação e com eles, e em conjunto, conseguimos recuperar a nossa esperança. Agradecer também a todos os profissionais de saúde, milhares deles que durantes este ano e meio foram incansáveis“, referiu, agradecendo também aos camaradas que o acompanharam na liderança da vacinação, ao governo e a todas as autoridades de saúde.

O líder da task force garantiu que o globo vai ser exposto no Ministério da Saúde: “Vou entregar este troféu ao Ministérios da Saúde para que fiquei lá como recordação de uma batalha que todos vencemos em conjunto“. Veja o momento:

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação partilhada por SIC (@sicoficial)