Atualidade

Polémica instalada após Maria Cerqueira Gomes e a filha terem sido vacinadas

Maria Cerqueira Gomes, de 38 anos, e a filha Francisca, de 18, foram vacinadas contra a Covid-19 num dia de vacinação aberta promovido pela junta de freguesia de Campanhã, no Porto.

Uma situação que gerou indignação e grande polémica, uma vez que as inscrições para esta faixa etária ainda não abriram.

A situação aconteceu num dia de vacinação aberta promovido pela junta de freguesia de Campanhã, no Porto, nos dias 23 e 24 de junho, defende a a apresentadora da TVI. “Ontem, na cidade do Porto e noutras cidades do Norte, abriram ao final do dia 2 horas para pessoas a partir dos 18 anos… podíamos aparecer sem marcação para se tentar controlar a quarta vaga. Eu fui vacinada, minha filha também… como os outros que souberam e tiveram horas como nós à espera da oportunidade. Tenho pena que se continue a apontar o dedo sem conhecimento“, lamentou.

No entanto, fonte oficial da ARS Norte diz não ter conhecimento de qualquer ato de vacinação sem marcação para maiores de 18 anos na tarde de ontem. Em relação à informação de, durante a tarde de hoje existir uma situação idêntica à descrita no Centro de Vacinação do Cerco, como Maria Cerqueira Gomes partilhou nas suas redes sociais, Antonino Leite, da ARS Norte diz que “Maria Cerqueira Gomes está mais à frente em termos de informação que os próprios“.

O coordenador da task-force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, afirmou que a vacinação indevida no centro do Cerco, no Porto, é uma “desobediência” e um “ato de indisciplina”.

Nunca tive um caso desta dimensão, é a primeira vez. Isto, para todos os feitos, consagra uma desobediência clara ao plano: alguém com responsabilidade que resolve, fora do plano, inovar e vacinar pessoas que não estão neste momento elegíveis para vacinação“, explicou Gouveia e Melo aos jornalistas.

Entretanto a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental foi suspensa do cargo na sequência da polémica relacionada com a vacinação de jovens de 18 anos, numa fase em que o autoagendamento está disponível apenas para maiores de 35 anos.

A vacinação acima dos 18 anos só deverá arrancar no dia 4 de julho.