Atualidade

Rogério Samora com danos neurológicos graves e quadro clínico preocupante

O ator de 62 anos, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória no passado dia 20, mantém-se nos cuidados intensivos do Hospital Amadora Sintra a lutar pela vida. O seu estado clínico é de “gravidade extrema“.

O paciente chegou num estado extremamente grave e não houve evolução favorável“, disse uma fonte do hospital à revista ‘TV Mais’.

Depois de um episódio destes, os médicos avaliam a situação do coração. Naquele momento e nas 72 horas seguintes é necessário avaliar a vitalidade do órgão e evitar que episódios semelhantes se repitam“, explicou a mesma fonte à publicação.

O paciente foi submetido a um cateterismo e, depois de exames e avaliação médica, o coração ficou numa situação estável. Nesse dia, a prioridade foi garantir a viabilidade do coração“, continuou.

Foram feitos exames para se tentar apurar os danos cerebrais. A avaliação feita às lesões neurológicas provocadas pela paragem revelam um cenário muito, muito complicado… O paciente teve vários minutos a ser reanimado e essa situação dificilmente vai ditar um desfecho feliz“, lamentou a mesma fonte à revista.

Nesta situação, os exames revelaram danos cerebrais muito extensos, e o mais certo é serem irreversíveis. A situação é muito delicada e envolve decisões difíceis da parte da equipa que acompanha o doente“, adiantou.

Recorde-se que Rogério Samora que interpreta o personagem Cajó em ‘Amor Amor’, sofreu uma paragem cardiorrespiratória quando se encontrava nas gravações da novela da SIC, tendo sido socorrido por Luísa Cruz e Ricardo Pereira, os colegas com quem contracenava no momento, e posteriormente por profissionais do INEM, tendo sido depois transportado para o Hospital ​Amadora Sintra​.