Lifestyle

Saiba quais são as melhores estratégias de Marketing em 2021

Num mundo em constante mutação, as melhores estratégias de Marketing em 2021 podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

E se há algo que a pandemia nos mostrou é que tudo pode, realmente, mudar num instante e fazer-nos colocar vidas e negócios em causa.

Além disso, vivemos na era da Internet, em que tudo acontece a uma velocidade estonteante. Todos os dias há novidades, novos procedimentos, novas tecnologias, novas plataformas: meios que ajudam a chegar mais rapidamente e de forma mais eficaz ao cliente final.

As melhores estratégias de Marketing em 2021 refletem todas estas mudanças, pelo que, para ser bem-sucedido, há que saber quais são.

7 estratégias de Marketing que deve conhecer
Atente às dicas para tornar o seu negócio mais rentável e de sucesso.

1. Marketing de conteúdo

Criar conteúdo útil, interessante e que seja procurado pelo público é uma das tendências que deve ser privilegiada, especialmente, sob a forma de e-books, artigos, vídeos, apresentações dinâmicas ou até infográficos.

2. Experiências em tempo real

Com a elevada quantidade de tempo que passamos em casa, sem acesso a atividades culturais e de lazer, as lives nas mais diversas redes sociais foram catapultadas para a fama, tendo alcançado recordes de visualização que surpreenderam até os criadores de conteúdo mais visionários.

Tal deve-se à necessidade do público em conectar-se com outras pessoas, numa tentativa de tentar minimizar os efeitos do isolamento.

No que às marcas diz respeito, as experiências em tempo real podem ser usadas em diferentes formatos, como por exemplo, entrevistas, webinars, lives de perguntas e respostas ou até palestras.

Por exemplo, se a sua empresa vende camisolas personalizadas, então por que não mostrar como são feitas?

3. Mobile marketing

Cada vez mais os smartphones são um elemento fundamental das nossas vidas e as respetivas funcionalidades vão muito além de efetuar chamadas e enviar mensagens. Nesse sentido, grande parte do tráfego da Internet é proveniente destes equipamentos, pelo que os conteúdos devem ser pensados para serem corretamente visualizados.

Consequentemente, os sites sem design responsivo irão perder clientes e os anúncios que não tenham isto em consideração serão um desperdício de dinheiro.

4. SEO é peça imprescindível no Marketing Digital

Entre as melhores estratégias de Marketing em 2021 conta-se com uma maior valorização do SEO, isto é, da otimização de sites – e todo o respetivo conteúdo – para os motores de busca. Este trabalho fará com que o tráfego orgânico aumente de forma considerável.

Permite, como tal, poupar custos em publicidade, além de conferir grande credibilidade ao conteúdo em causa.

5. Pesquisas por voz

Se os seus conteúdos não se encontram otimizados para a pesquisa por voz, então, saiba que está definitivamente na altura de o fazer.

Tenha em conta que as pesquisas por voz, consequentes do maior uso e funcionalidades dos smartphones, exigem estratégias de SEO distintas dos conteúdos escritos.

6. Conteúdo feito com um propósito

De acordo com o relatório da Deloitte “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, os consumidores privilegiam cada vez mais conteúdos e marcas com um propósito e que não aparentem ter sido criados ao acaso.

Isso implica criar ligações de proximidade com o público e, para tal, poderá recorrer a vários fatores.

7. Construir e solidificar a confiança

A par da dica anterior, uma das melhores estratégias de Marketing em 2021, é ter o fator confiança como valor fundamental de uma marca, de um conteúdo ou de uma empresa.

Atualmente, os consumidores são mais exigentes, pelo que procuram gastar dinheiro ou investir o seu tempo em marcas em que confiam e que inspiram credibilidade.

No mercado têxtil, um bom exemplo disso mesmo é ser totalmente transparente e mostrar por exemplo, como podem ser feitas t-shirts personalizadas, mostrando ao cliente que é ele quem decide.

As melhores estratégias de Marketing em 2021 permitem, assim, colocar as marcas no caminho do sucesso, ao mesmo tempo que ganham novos clientes e fidelizam outros.