Atualidade

O adeus ao Duque de Edimburgo e as flores que Meghan Markle escolheu para se despedir

Uma missa solene, repleta de simbolismos, marcou o último adeus ao Duque de Edimburgo, que já repousa em Windsor.

Apenas faltou Meghan Markle, dos elementos mais próximos da família real, que embora separada pela disposição dos assentos dentro da Capela de Capela de St. George, mostrou-se unida no luto.

A duquesa de Sussex não viajou com o marido, o príncipe Harry, para o Reino Unido para o funeral do príncipe Philip por se encontrar grávida. No entanto enviou flores e uma nota manuscrita.

Antes do funeral chegou uma coroa de flores enviada pelo duque e a duquesa de Sussex, projetada por Willow Crossley, a florista responsável pelas flores do casamento dos duques e do batizado do filho Archie. Mas foi o casal que fez questão de escolher que a coroa incluísse especificamente acanthus mollis – a flor nacional da Grécia para representar as origens do duque, a eryngium – que representa os Royal Marines, a campanula – como símbolo de gratidão e amor eterno, o alecrim –  que significa lembrança, a lavanda – devoção, e rosas – em homenagem a junho, o mês de nascimento do duque de Edimburgo.

Não faltou um cartão escrito pela própria Meghan, cujo gosto pela caligrafia elegante e elaborada é bem conhecido.

A Rainha

A rainha Isabel II era a imagem da solidão e da tristeza no último adeus ao homem da sua vida. Era quase inevitável que um deles estava destinado a sobreviver ao outro, mas nem isso nem ter vivido um casamento de 73 anos tornou esse momento menos doloroso. A monarca ocupou sozinha a sua posição designada no templo. Ao seu lado, apenas estava a sua inseparável carteira Launer, aquela que já é uma marca registada da rainha e que tem despertado tanta curiosidade ao longo da sua vida.

As flores que estavam em cima do caixão eram de Isabel II que acompanhavam com um bilhete escrito à mão assinado como ‘Lilibet’ – apelido que a monarca recebeu em criança e pelo qual era tratada pelo marido.

A cerimónia foi planeada ao milímetro e com a conhecida pontualidade britânica. É verdade que foi programada durante anos com o nome de ‘Forth Bridge‘, mas passar o programa à realidade é sempre complicado. Não foi o caso, nada escapou à organização na última despedida do marido da Rainha, na qual ele próprio esteve envolvido.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Crowns (@thecrowns.ru)