Atualidade

Morreu o ex-ministro socialista Jorge Coelho. Tinha 66 anos

Morreu esta quarta-feira o ex-dirigente socialista e antigo ministro Jorge Coelho. O histórico socialista que foi ministro nos dois governos de António Guterres, teve um ataque cardíaco numa sua residência na Figueira da Foz. O alerta foi dado pelas 17.25 horas. O óbito foi declarado no local. Tinha 66 anos.

Em 2001 Jorge Coelho detinha a pasta do Equipamento Social quando a ponte de Entre-os-Rios desabou, vitimando 59 pessoas. Demitiu-se na sequência do acidente, declarando que “a culpa não pode morrer solteira” e que não ficaria bem com a própria consciência se não o fizesse.

Nos últimos anos dedicou-se à gestão de empresas, tendo sido CEO da Mota-Engil. Mais recentemente tinha lançado um projeto de produção de queijos em Mangualde, distrito de Viseu, de onde é natural.

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu a esta “morte inesperada” na SIC, onde recordou “um amigo” e uma figura “que tinha várias qualidades como governante, como parlamentar, como conselheiro de estado, como dirigente partidário, como analista político e, depois, de uma forma mais recente, como gestor empresarial“. “Com o seu estilo muito próprio, feito de intuição, de compreensão rápida e até antecipação do que eram as correntes de opinião pública, de perspicácia analítica, de espírito combativo, as vezes polémico, mas também de grande afabilidade e de abertura a todos os quadrantes, ele criou laços pessoas que ultrapassavam as barreiras do seu partido e até os limites do círculo muito amplo dos seus amigos de sempre. [Jorge Coelho] teve uma influência muito grande em momentos importantes da vida nacional“, referiu o Presidente da República.