Atualidade

Morreu a atriz Cecília Guimarães

Cecília de Guimarães, de 93 anos, morreu esta terça-feira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde a atriz residia.

Frequentou o Conservatório Nacional e teve uma vida dedicada à representação, que começou em 1953, com a sua estreia na peça As Duas Causas, na companhia Alves da Cunha. Intérprete de dramaturgos como Tennessee Williams, Shakespeare, Edward Albee, Valle-Inclán, Romeu Correia, Tchékhov, Lorca e Eduardo De Filippo, Cecília de Guimarães somou uma carreira de mais de 70 anos, que também passou pelo cinema e pela televisão.

No cinema, destacam-se filmes como “Francisca” e “O Princípio da Incerteza”, de Manoel de Oliveira, e, na televisão, desempenhos que iam do drama, como na adaptação de “Harpa de Ervas”, de Truman Capote, à comédia mais recente, como “Milionários à Força”, e à telenovela, como “A Única Mulher”.

Existe na Casa do Artista, onde residia Cecília Guimarães, um surto de Covid-19. A artista poderá estar entre os infetados e esta poderá ter sido a causa da sua morte.