Atualidade

Os Simpsons voltam a acertar e somam mais duas “previsões” à sua lista

“Os Simpsons” conseguem prever o futuro? A série de animação de maior duração na história dos Estados Unidos tem mostrado muitas vezes, anos após a exibição, que a realidade imita muitas vezes a arte.

Depois de preverem a eleição de Donald Trump, ‘Os Simpsons’ também viram Kamala Harris na bola de cristal. Há mais de duas décadas, a série animada norte-americana perspetivava uma mulher na Casa Branca.

Os fãs da série recordaram um episódio intitulado “Bart to the Future”, que foi exibido em 2000, no qual Lisa Simpson surge na residência oficial do presidente dos Estados Unidos, com um look idêntico ao que a nova vice-presidente, Kamala Harris, vestiu esta semana na cerimónia de tomada de posse de Joe Biden .

Assim como Lisa, Kamala vestiu um fato roxo e um colar de pérolas para a cerimónia. Ambas faziam a transição de governo antecedido por Donald Trump, herdando uma crise orçamental.

Outro detalhe que chamou a atenção para as novas “previsões” dos Simpsons, foi a presença de Tom Hanks na apresentação do especial “Celebrando a América“, evento que substituiu o tradicional baile de gala da tomada de posse.

Há 14 anos, a série tinha mostrado Tom Hanks a dirigir-se ao público num momento de “caos nacional”. “O governo dos EUA perdeu a sua credibilidade, então está a usar um pouco da minha emprestada”, diz o ator no filme dos Simpsons.

Especulações sobre os poderes de adivinhação da série não são novidade. Quando questionado em 2016 sobre a previsão de uma presidência de Donald Trump com tanta antecedência, o escritor Dan Greaney disse ao The Hollywood Reporter: “Foi um alerta para os Estados Unidos”.