Atualidade

Ex-namorado da Princesa Diana faz revelações surpreendentes

Hasnat Khan, é um cirurgião cardíaco paquistanês de 62 anos. Teve um relacionamento com a princesa durante dois anos, entre 1995 e 1997.

Apelidado de “Sr. Maravilhoso” por Diana de Gales,  tem sido o mais discreto dos namorados da mãe do Príncipe Harry e do Príncipe William. Mas agora, após o escândalo sobre a entrevista da princesa Diana na BBC de 1995, que está a ser investigada por possível falsificação de documentos, usados para pressioná-la a falar, Khan quebrou o silêncio para contar fatos reveladores.

A entrevista que a princesa deu a Martin Bashir no programa ‘Panorama’ da BBC fez tremer as fundações da monarquia britânica. Diana pronunciou aquela famosa e inesquecível frase: “Eramos três no meu casamento”.

O médico alega que a princesa foi manipulada e que a havia avisado acerca do jornalista Martin Bashir.

Uma das maiores qualidades dela era a vulnerabilidade. Era o que a tornava querida pelo público. Mais tarde, percebi que o Martin pegou nessas vulnerabilidades e explorou-as. Ele foi muito persuasivo com Diana. Foi tudo sobre ele ser da BBC, ser respeitável e até piedoso. Mas encheu a cabeça dela de lixo“, afirmou Hasnat Khan em conversa com o Daily Mail.

A aparição de Bashir na vida da princesa Diana coincide com a de Khan. O cirurgião lembra-se perfeitamente do dia em que conheceu o jornalista. Algumas semanas depois Diana disse-lhe que havia encontrado uma ’toupeira’ que lhe estava a passar informações do Palácio. Ela referia-se ao jornalista.

Começou a perceber uma mudança na namorada. Ela acreditava que a família real tinha escutas telefónica e que haviam mexido nos travões do seu carro. “Ela não era uma pessoa paranóica, mas com todas essas ideias e conversas sobre escutas telefónicas, Bashir tentou levá-la a um lugar onde ela desconfiasse das coisas e das pessoas ao seu redor“, contou, sublinhando: “Ele era um homem inteligente“.

Khan e a princesa encontraram-se com o jornalista num pub a pedido de Lady Di. O então namorado de Diana garante que ficou surpreso e ofendido com as perguntas impertinentes do jornalista: “Quase desde o primeiro momento ele começou a fazer-me perguntas muito pessoais e diretas sobre Diana e o nosso relacionamento. Por que não nos casamos? vamos casar? Esse tipo de coisas…“.

Eu estava com raiva. Foi impertinente da parte desse homem que eu não conhecia, que falasse connosco assim“, acrescentou.

Depois dessa reunião, “disse a Diana que não gostava de Bashir, que não confiava nele e que ela devia ter cuidado com ele”, mas a princesa ignorou. Diana gravou a polémica entrevista com Bashir e só depois é que contou ao namorado. Quando ele viu a entrevista, não acreditava no que estava a ouvir: “Diana ligou-me assim que terminou e perguntou o que eu achava. Achei que foi um grande erro e disse-lhe que era terrível“.

O relacionamento da princesa com Bashir terminou repentinamente. “Eu perguntei-lhe o porquê e ela disse por causa de Guilherme (William, filho mais velho de Diana)”.

Durante o namoro Khan esteve várias vezes com William e Harry. “Guilherme odiou a entrevista do ‘Panorama’ e disse à mãe que havia cometido um erro que o incomodou muito. Ele foi muito direto e disse: “Mãe, Bashir não é uma boa pessoa’“.

Recorde-se que Rosa Monckton, a amiga próxima da princesa, chegou a dizer ao Daily Mail que acreditava que aquela entrevista tinha contribuído para a morte de Diana no trágico acidente em Paris, no dia 31 de agosto de 1997. “[A entrevista] conseguida de forma desonesta, provavelmente mudou o curso da história”, referiu.