Saúde & bem-estar

Primeira vacina já foi administrada em Portugal: “Um momento de esperança”

O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 arrancou em Portugal este domingo, 27 de dezembro, no Hospital São João, no Porto.

A primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal foi administrada na manhã deste domingo, 27 de dezembro, pela enfermeira Ana Isabel Ribeiro a António Sarmento, de 65 anos, diretor do Serviço de Doenças Infeciosas, no Hospital de São João no Porto.

O momento histórico aconteceu às 10h07 sob o olhar da ministra da Saúde, Marta Temido, perante dezenas de jornalistas e com direito a aplausos.

O centro hospitalar pretende, este domingo, das 10h00 às 20h00, aplicar a totalidade das 2125 doses em 25 postos de vacinação. Os funcionários que faltarem à chamada podem ser vacinados até quarta-feira. Estas vacinas permanecem a uma temperatura entre os 2 e os 8 graus. A administração da segunda dose está agendada para dia 17 de janeiro.

Cada frasco contém cinco vacinas. Uma vez aberto o frasco, as doses podem ser administradas no espaço de cinco dias.

Ao longo de 10 horas, e em 25 pontos de vacinação a trabalhar em simultâneo, serão administradas 2.125 vacinas a médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica de serviços referenciados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.

Para Marta Temido este é “um momento de esperança e agradecimento muito profundo“.

Desde há longos meses que os profissionais de saúde e de outros setores da sociedade vêm colaborando no sentido de garantir melhores cuidados e assistência a quem está infetado ou é suspeito de ter covid-19“, começou por dizer Marta Temido, elogiando os esforços de todas as entidades para que a distribuição da vacina acontecesse. “A união é a melhor forma de ultrapassarmos as dificuldades e será a melhor forma de sairmos da pandemia“, frisou.

Segundo Marta Temido, o processo de distribuição da vacina, começa pelos profissionais e residentes de lares e estruturas residenciais para idosos ainda em janeiro.

Fotos: MoveNoticias/Vitor Sousa