Saúde & bem-estar

Mulher de Pedro Lima fala de depressão e revela pormenores da saúde do ator

Anna Westerlund, mulher do falecido ator Pedro Lima, decidiu este domingo falar abertamente sobre depressão e a saúde mental.

A ceramista revelou pormenores do estado de saúde do seu companheiro e sobre a depressão que o ator sofria, antes de ter perdido a vida, a 20 de junho. Também João Francisco, o filho de Pedro Lima com Patrícia Piloto, se associou a uma campanha que vai muito além do propósito anunciado.

O @joaoflima47 juntou-se à @ivory.lisbon com o objetivo e ajudar a promover a importância da saúde mental. Tenho muito orgulho nos nossos filhos ❤️” começou por escrever nas redes sociais.

Não existe saúde sem saúde mental. Cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte em pessoas com idade entre 15 e 29 anos“, explicou, acrescentando que sente “que o momento que vivemos torna urgente falar-se de saúde mental e sem tabus sobre depressão“.

De um dia para o outro passámos a contar contaminados e óbitos, ficámos sem a liberdade como a conhecíamos, a viver uma insegurança em relação ao futuro e presos numa paranóia do presente. Pensar que isto não terá repercussões na saúde mental das pessoas é sermos muito ingénuos“, assumiu com coragem.

Antes de morrer, “o Pedro estava a ser seguido por um psicólogo e um psiquiatra em consultas on-line. Tinha uma vontade enorme de se tratar“, confessou. Mas “há medicamentos que têm como possível efeito secundário o suicídio. Se o diz, é porque em algumas pessoas causará esse efeito. Isto é um facto não é uma especulação“.

E como tão bem o sabe,  Anna conta que “a depressão tem várias formas de existir, pode ser mais ou menos “fulminante”, mais ou menos visível aos olhos dos outros, pode ser mais ou menos silenciosa“.

É importante falar de certas doenças sem associar estigmas. É importante percebermos que quem tem SIDA não é promíscuo, que quem tem diabetes não são os gulosos e que quem tem uma depressão não está na falência. Perceber que todos sem exceção estamos suscetíveis de um momento para o outro de ultrapassarmos o nosso limite, porque ninguém sabe qual é o seu gatilho“, lembrou, assinalando que “a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo“.

Para quem está do lado de fora por vezes não consegue perceber, para quem sente por dentro por vezes é difícil de explicar“, explicou, frisando que, “o que falta, é falar sobre isto. Sem tabus“.

Você não está sozinho!“, terminou Anna Westerlund, falando da sua experiência e da forma como perdeu o amor da sua vida.

Publicamos o post do filho mais velho de Pedro Lima que explica que You are not alone