Atualidade

Morreu Diego Armando Maradona – O futebol está de luto

Com uma vida recheada de polémicas, o argentino Maradona, um dos deuses do futebol mundial, morreu esta quarta-feira, 25 de novembro. Diego Armando Maradona foi vítima de um ataque cardíaco. Tinha 60 anos.

O craque dos relvados, esteve hospitalizado no último mês de outubro e foi submetido a uma cirurgia cerebral. Voltou para casa e, 20 dias depois, não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória.

Maradona morreu em Buenos Aires, onde nasceu. As suas maiores alegrias foram vividas também em Itália e no México, onde deixou uma inesquecível marca nos Mundiais.

Longe dos relvado sempre foi uma figura polémica. Foi apanhado no exame antidoping no Mundial de 1994, viveu parte da vida viciado em cocaína e passou por diversas clínicas de reabilitação. Nos últimos anos, o seu corpo cobrava-lhe os excessos.

O pequeno génio de 1,65m foi considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos. A velocidade aliada à inteligência do pequeno ‘D10S’ – como era conhecido – levaram-no ao mais alto nível no futebol.

El Pibe de Oro viveu os melhores momentos da carreira ao serviço dos italianos do Napoli no final da década de 1980, onde ganhou os dois únicos títulos em Itália.

Mas um dos grandes momentos de Maradona aconteceu durante a partida do Mundial de 1986 contra a seleção de Inglaterra. Maradona usou a mão esquerda – que viria a ser chamada de ‘mão de deus’ – para marcar o golo que viria a derrotar os ingleses.