Atualidade

Filha ilegítima de Alberto II recebe finalmente título de princesa

A artista belga especializada em esculturas de papel machê, Delphine Boël, de 52 anos, conquistou o direito de ser reconhecida como filha legítima do antigo rei da Bélgica.

Nascida de uma relação extraconjugal do rei da Bélgica entre 1993 e 2013, Alberto II, Delphine foi oficialmente designada princesa, após uma decisão do tribunal de Bruxelas, esta quinta-feira, sete após esta ter iniciado o processo de reconhecimento de paternidade. Os seus dois filhos, Josefina e Oscar, também se tornam princesa e príncipe, respetivamente, e serão designados “Sua Alteza Real”.

Delphine tem agora os mesmos direitos e títulos que os três filhos fruto do casamento de Alberto II com a princesa Paola Ruffo di Calabria.

Apesar de o título “não substituir o amor de um pai, oferece um sentido de justiça“, a artista está “satisfeita” com a decisão do tribunal, disse o seu advogado, Marc Uyttendaele, em declarações à Presse-France.

A sua mãe, a baronesa Sybille de Selys Longchamps, reclamava ter tido um caso de mais de 18 anos com Alberto, antes de ele ser rei. Mas só depois de ele ter abdicado do trono, em 2013, e ter perdido a imunidade judicial, é que Delphine Boël processou o rei para ver reconhecida a sua paternidade.

Os testes de ADN provaram a paternidade.