Off the record

Jerusalema é a música mais “shazamada” do mundo

“Jerusalema” é a música mais pesquisada no mundo e o autor da canção, o músico e produtor musical sul-africano Master KG, fez história ao tornar-se no primeiro artista africano a liderar o Shazam Global Chart.

Antes de chegar ao primeiro lugar, a música esteve no ranking durante 18 semanas e agora é a mais “shazamada” do mundo.

Foi lançada em 2018 e chegou a integrar na época as cinco músicas mais ouvidas do YouTube, mas este ano, durante a pandemia do novo coronavírus, o cantor lançou o desafio #JerusalemaChallenge, e a musica virou um fenómeno mundial.

Um hit da África do Sul que traz uma mensagem de esperança, deu a volta ao mundo e contagiou a todos: de religiosos franciscanos a polícias ou a profissionais de saúde e até a Cristiano Ronaldo, que celebrou a vida com amigos ao som de “Jerusalema”.

Uma banda sonora edificante para tempos difíceis que foi transmitida mais de 60 milhões de vezes no Spotify.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, deu o seu apoio ao desafio de dança durante uma atualização do COVID-19 transmitida pela televisão e encorajou todos os sul-africanos a realizar a coreografia no Heritage Day, que se celebra esta quinta-feira, 24 de setembro. O povo aderiu em força.

Uma forma simbólica de “refletir sobre a difícil jornada que todos nós percorremos, para lembrar aqueles que perderam as suas vidas e para se alegrarem silenciosamente com a herança notável e diversa da nossa nação” . O presidente sul-africano disse ainda: “E não pode haver melhor celebração da nossa condição sul-africana do que ingressar no fenómeno global que é o desafio da dança de Jerusalema. Por isso, peço a todos que aceitem este desafio no Heritage Day e mostrem ao mundo do que somos capazes”.