Atualidade

Portugueses procuram alternativas de trabalho online

A mudança nas dinâmicas do mundo não o afeta apenas social e culturalmente, impactando também nas questões da política, da economia e na forma como os povos vivem as suas experiências profissionais. Em Portugal, cada vez mais pessoas recorrem ao trabalho online. Venha conhecer alguns destes trabalhos e saber as principais motivações para a busca dos empregos digitais.

A permanente mudança sentida no mundo é grandemente motivada pela forma como as próprias tecnologias evoluem.
A grande evolução dos dispositivos, somada à acessibilidade dos mesmos, comparativamente ao momento do seu aparecimento, tornam este meio apelativo para quem – em situações complexas de vida, como o desemprego ou o salário insuficiente – procura alternativas.

A crise financeira que afetou Portugal no começo do século fez com que muitas pessoas procurassem, no digital, alternativas. Incapazes de suportar as suas obrigações e, muitas vezes, em situações de forte endividamento devido à aquisição de créditos, os portugueses encontraram, online, a solução para combater o desemprego ou para
melhorar os seus rendimentos familiares.
Fosse nas redes sociais, em sites ou através de propostas de trabalho por conta própria, muitos portugueses começaram, então, a aceitar a mudança do mundo e a adaptar-se a ela, na busca por melhores condições de vida.
Neste momento, o mundo digital tem uma grande influência na economia nacional e existem inúmeros trabalhos que podem ser realizados em rede. Venha conhecer alguns dos trabalhos online que os portugueses preferem e as suas caraterísticas.

FOTO

1. Empreendedor de uma loja online

O e-commerce é uma das escolhas dos portugueses. A criação das lojas online a sua gestão veio a alterar-se ao longo dos anos, tornando-se mais simples.
Hoje, com uma grande facilidade de criação de uma marca digital, com um leque substancial de espaços de promoção e também com aliados de peso, que facilitam todo o processo (clique aqui para conhecer alguns), estas lojas surgem como uma alternativa muito procurada por aqueles que desejam equilibrar a sua vida financeira.
Permitindo que se ganhe algum dinheiro extra e inclusivamente que se tenha esta atividade a par com outro tipo de trabalhos, as pessoas continuam a procurar, no e-commerce, alternativas. Os Correios de Portugal estimaram, recentemente, que o crescimento no número de lojas online portuguesas tenha atingido os 10% apenas em 2019.
Os novos hábitos de consumo dos portugueses, também estudados e revelados num relatório realizado pelos CTT garante que existe uma tendência cada vez maior, por parte do povo luso, para acompanhar o crescimento nacional do e-commerce e preferir, também, o consumo online.
Isto é, de resto, mais uma motivação para os empreendedores que desejam lançar o seu negócio sob a forma de loja online.

2. Influencer nas redes sociais

Outro trabalho que virou tendência, nos últimos anos, acompanhando a onda internacional sentida, foi o do influencer online.
As redes sociais entraram na vida quotidiana de uma forma inesperada e com um impacto sem precedentes. Hoje, aplicações como o Instagram, o Facebook ou o Twitter constam no telemóvel de quase todas as pessoas e modelam grandemente a forma como se comunica, como se encara o mundo e como se acede à informação.
Primordiais na vida maior parte das pessoas, estas ferramentas abriram, às marcas, a oportunidade de utilizar rostos conhecidos e apreciados pelo público em geral para promover, de forma ousada, os seus produtos e materiais. Muitas vezes sob a forma de marketing indireto, usando o rosto dos influencers digitais, estas marcas garantem que os seus produtos chegam ao público. Desta forma, permitem que muitas pessoas consigam (sobre)viver através dos conteúdos criados nas redes sociais.

3. Criador de conteúdos textuais e de vídeo

Além das redes sociais, as plataformas como sites, blogues ou vlogues permitem, também, que muitas pessoas consigam viver através do mundo digital, como criadoras de conteúdos.
Os conteúdos criados são diversos e podem versar inúmeras temáticas, sendo comuns temas como os videojogos, a moda, a maquilhagem ou o quotidiano.
A produção noticiosa também é utilizada por muitas pessoas neste tipo de meios, sendo que as marcas costumam, também, aproveitar este tipo de conteúdos para patrocinar publicações e se promover.

4. Trabalho por conta própria online

Em parte devido às próprias lógicas económicas, muitos profissionais que ficaram desempregados aproveitaram as caraterísticas do mundo online para continuarem a exercer as suas profissões, embora noutro formato.
O trabalho por conta própria – ou seja, como freelancer – é uma das realidades atuais mais conhecidas e desejadas, permitindo que especialistas de áreas diversas consigam gerir as suas carreiras da forma que melhor se enquadra com o seu tempo, os seus gostos e as suas competências.
No mundo dos freelancers que oferecem os seus serviços online encontramos quase todo o tipo de profissão, valendo a pena destacar o trabalho de artistas (ilustradores, escritores, músicos, etc); o trabalho de prestação de serviços (canalizadores e eletricistas, por exemplo) e também trabalhos na área da formação e da contabilidade.