Lifestyle

Fundação Luís Figo oferece cadeira que facilita banhos de mar a pessoas com mobilidade reduzida

Luís Figo, em representação da sua Fundação, esteve na manhã desta sexta-feira em S. João da Caparica, para entregar pessoalmente uma cadeira anfíbia à Praia do Leblon.

A cadeira anfíbia é facilmente manobrada e está equipada com flutuadores, o que permite facilitar o acesso aos banhos no mar a quem tem mobilidade reduzida e assegurar a estabilidade na água, tornando, assim, a praia mais acessível a todos.

O Restaurante Bar Leblon assegurou o aumento do passadiço de acesso à praia, que irá permitir a acessibilidade das pessoas em cadeira de rodas, a uma maior extensão no areal. Será criada uma plataforma específica, equipada com chapéu-de-sol, onde será feita a transferência para a cadeira anfíbia, que a levará confortavelmente até ao mar.

Esta iniciativa surgiu na sequência de um pedido de apoio da APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, que desenvolveu o Projeto Youth Lab 4 Inclusion, co-financiado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade. A Escola Secundária Daniel Sampaio, da Sobreda da Caparica (Almada), envolveu-se no referido projeto através da turma do 7ºA, com o objetivo de promover a cidadania e inclusão como direitos universais, fomentando a participação ativa dos jovens.

A minha Fundação e eu próprio sentimo-nos gratos por poder contribuir para este projeto, que visa tornar a praia e os banhos de mar acessíveis para todos e esperamos poder continuar a fazê-lo em muitas outras praias. É para tornar realidade projetos como este que prosseguimos com o nosso trabalho”, referiu o antigo futebolista.