Cultura

Fotos: Festival leva a Vagos favoritos do heavy metal

Na mais que conhecida Quinta do Ega, junto ao rio Boco, no centro de Vagos, distrito de Aveiro, começou no dia 8 mais a 4ª edição do maior festival de heavy metal em terras lusitanas, o Vagos Metal Fest, que se prolongará até este domingo, 11 de agosto.

Durante estes quatros dias passarão pelos dois palcos montados no recinto, mais de 30 bandas portuguesas e internacionais.

Do cartaz deste ano, o grande destaque recaiu nos norte-americanos Six Feet Under, considerados por muitos como uma das mais importantes bandas de death metal das últimas décadas, e que se estrearam no nosso país esta sexta-feira. Fundados na Florida em 1993, são liderados pelo vocalista Chris Barnes, ex-Cannibal Corpse, o único que se mantém da formação original.

Sexta-feira, para além dos Six Feet Under, o cartaz incluía os alemães Primal Fear e os suecos Waitan.

Os Candlemass, banda sueca de doom metal, lideraram o cartaz de quinta-feira. No primeiro dia destacou-se ainda a banda ucraniana de metalcore Jinger, que está a celebrar dez anos de carreira.

No sábado um dos destaques foi para os noruegueses Satyricom, uma das bandas mais marcantes da subcultura black metal, com mais de trinta anos de carreira.

Para hoje, o último dia do festival, são esperados os britânicos Napalm Death e os finlandeses Stratovarius.

A organização estima que nos quatro dias da festa, que termina este domingo, passem por Vagos “20 mil pessoas”, vindas “de todo o país, de Espanha e do Norte da Europa”. Veja as fotos:

Vagos Metal Fest 2020
A banda norte-americana Testament, um dos maiores nomes do ‘thrash metal’ mundial, será cabeça de cartaz da edição 2020 do Vagos Metal Fest, anunciou a organização do festival. Foram ainda anunciados outros três nomes internacionais, os austríacos Harakiri for the Sky, os holandeses Asphyx e a banda de ‘folk metal’ norueguesa Trollfest.

Texto e fotos: Carlos Gonçalves