Atualidade

João Braga de luto pela morte da sua mulher Ana Nobre Guedes

Morreu a mulher de João Braga, mãe de Miguel Braga, ex-marido de Leonor Poeiras.

Ana Nobre Guedes morreu há um mês, mas a notícia só foi revelada esta semana através do filho, que informou nas redes sociais o horário da missa em honra da mãe. “A missa para assinalar um mês da morte da mãe será hoje, às 19h, na Igreja da Encarnação (Chiado)“, escreveu o antigo jornalista Miguel Braga, na legenda de uma fotografia antiga da progenitora.

João Braga tinha em Ana o seu maior apoio. Casaram a 4 de outubro de 1971 e foram pais de dois filhos, Miguel e Filipe Nobre Guedes Braga.

Nem todos a conhecem por este nome, já que nasceu como Ana Nobre Guedes. Mas casou com o fadista João Braga e decidiu assumir o nome do marido.

Era uma mulher discreta, uma amiga verdadeira, uma companheira e mãe fiel aos seus princípios e o motor do clã que criou. Foi na sua casa que, muita gente de direita conviveu com gente de esquerda, apesar de ter sido obrigada a fugir para o Brasil para conseguir sobreviver, e disso não guardar rancor.

Era, enfim, alguém cuja vida foi dedicada à familia, como tantas outras mulheres que ninguém conhece, e que põem, na sombra, o país a funcionar.

Conheci bem o casal e a descendência que construiu. Possivelmente, ninguém falará da sua morte. Mas eu tenho uma imensa tristeza por a ter perdido e sei que muitos amigos nossos, dirão o mesmo. Que Deus a receba de braços abertos!”, escreveu no seu blog Helena Sacadura Cabral, amiga de longa data de Ana Nobre Guedes.