Atualidade

Filho de Meghan Markle e príncipe Harry sem título real

Archie Harrison Mountbatten-Windsor, filho de Meghan Markle e o príncipe Harry, não vai usar o título de príncipe, passando a ser conhecido por Senhor Archie, por desejo expresso dos pais.

Archie poderia ter assumido o título de conde de Dumbarton, mas os Duques de Sussex decidiram que o filho será apenas conhecido como Senhor Archie (Master Archie, em inglês).

O nome só foi divulgado através da conta oficial de Twitter da família real depois de ter sido apresentado à imprensa e posteriormente à rainha Isabel II.

A rainha e o duque de Edimburgo foram apresentados ao filho recém-nascido do duque e duquesa de Sussex no Castelo de Windsor. A Sra. Doria Ragland [mãe de Meghan] também estava presente. O duque e a duquesa de Sussex têm o prazer de anunciar que chamaram ao seu filho Archie Harrison Mountbatten-Windsor”, podia ler-se.

O nome da criança tem poucos precedentes na linhagem da História moderna da família real britânica. O mais significativo é a homenagem do príncipe Harry ao seu avô, resgatando o seu sobrenome, Mountbatten.

Em janeiro, o jornal Daily Mail revelou que o primo, o príncipe George, de 5 anos, dissera a uma pessoa desconhecida na rua que se chamava Archie. Segundo o relato, ele brincava com a irmã Charlotte quando viu o cão da mulher e quis brincar com ele. “Para meu espanto, ele disse: ‘Eu chamo-me Archie’, com um grande sorriso no rosto“, contou a mulher ao jornal. Será que o nome já circulava no seio da família real britânica para que o filho de Kate e William o tivesse dito?

Quando George, Charlotte e Louis nasceram, o palácio real divulgou que os filhos do Duques dos de Cambridge seriam conhecidos como “Sua Alteza Real”.

Antes do nascimento, já se suspeitava que o oitavo bisneto da rainha Isabel II poderia não ser príncipe. Em 2013, a monarca atualizou um decreto de 1917 para dar o título real a todos os herdeiros de William e Kate, mas especialistas na monarquia apontavam ser improvável que a soberana fizesse o mesmo para um bisneto que provavelmente nunca reinará no país.

Como Harry e Meghan são um casal menos tradicional, suspeitava-se também que o nome do bebé fosse diferente do esperado pelo povo britânico. Após o anúncio do nascimento, que aconteceu na madrugada de segunda-feira, 6 de maio, foram avançadas algumas possibilidades sobre o nome do novo membro da família real. Archie, acabou por surpreender, pois não é conhecida nenhuma ligação entre esse nome e a família real até à data. É normal que os novos membros herdem nomes de elementos mais velhos como forma de homenagem, mas Harry e Meghan optaram por ser diferentes.

De acordo com a BBC, Archie significa “genuíno”, “ousado”, “corajoso” e, originalmente, era o diminutivo de Archiebald. Agora tornou-se um dos nomes mais populares entre os ingleses, tendo sido o 18.º mais utilizado em 2017 (2803 bebés).

Harrison é tão incomum como Archie na família real, mas quase tão popular entre o povo inglês como o primeiro nome. Em 2017 foi o 34.º mais utilizado. Além da popularidade, o nome Harrison lê-se Harry’s son, que significa “filho de Harry”.

Quando questionado sobre a escolha dos dois nomes, o editor da revista real Majesty, Joe Little, disse acreditar que foi uma tentativa de juntar as origens de ambos. “Archie dá uma sensação britânica, enquanto Harrison é um nome mais americano”.