Atualidade

Beijo lésbico com Bella Hadid gera polémica

Na quinta-feira, 16 de maio, a Calvin Klein lançou uma nova campanha protagonizada pela top model Bella Hadid e a influenciadora digital Lil Maquela.

No vídeo, que visa a diversidade, a modelo e a “boneca virtual” protagonizam um beijo lésbico, criticado por grande parte das pessoas e que levou mesmo a marca de luxo a pedir desculpa publicamente.

Não foi um beijo qualquer. Bella Hadid é assumidamente heterossexual e o facto do beijo lésbico numa campanha de tamanha dimensão, não caiu bem junto de muitos, que espalharam o seu descontentamento nas redes sociais. A questão é que o beijo entre Bella e a robô, conhecida por Miquela Sousa. A “boneca” foi criada por uma empresa de Sillicon Valley e tem uma verdadeira legião de fãs. No Instagram, Miquela é vista como uma influencer de sucesso, como comprovam os seus cerca de 1,5 milhões de seguidores.

A polémica mereceu um pedido de desculpas por parte da Calvin Klein: “O conceito da nossa campanha #MYCALVINS é promover a liberdade de expressão para uma ampla variedade de identidades, incluindo um espectro de identidades sexuais e de género”.

Esta campanha específica foi criada para desafiar normas convencionais e estereótipos em publicidade. Neste vídeo em particular, exploramos as linhas entre realidade e imaginação”, diz ainda o comunicado que termina com um pedido de desculpas à comunidade LGTBQ: “Como uma empresa com uma longa tradição de defender os direitos LGTBQ, certamente não era a nossa intenção deturpar a comunidade. Nós lamentamos sinceramente qualquer ofensa que tenhamos causamos”.

Na verdade, o motivo para esta a polémica nem sequer existiu, pois, para gravar o vídeo, Bella Hadid terá beijado um pedaço de silicone ou alguém vestido com um fato de “motion capture”.

A marca conseguiu o que procurava, publicidade. Veja o vídeo que já é um verdadeiro sucesso: