Atualidade

Pepsi retira anúncio com Kendall Jenner após polémica

Esta semana a internet “incendiou” por causa de uma campanha publicitária. Em causa, um anúncio da Pepsi, protagonizado por Kendall Jenner, e onde esta oferece uma lata de refrigerante a um polícia durante um protesto e consegue pôr fim à manifestação.

Uma publicidade com um objetivo (pessoas diferentes unidas no mesmo espírito), mas que foi muito mal recebida. Tão mal que logo surgiram críticas a insinuar que o protesto do anúncio banaliza a luta contra o racismo e minorias nos EUA. Resultado? A empresa foi forçada a retirar do ar a campanha, esta quarta-feira, menos de 24 horas depois de a ter divulgado.

“É um anúncio global que reflete pessoas de estilos de vida diferentes que se unem num espírito de harmonia. Achamos que é uma mensagem importante a ser transmitida”, justificou a Pepsi anteriormente.

“Claramente nós não atingimos o nosso objetivo e pedimos desculpas. Nós não tínhamos a intenção de provocar problemas sérios. Estamos a eliminar o conteúdo e qualquer implementação adicional. Também pedimos desculpas a Kendall Jenner por a colocar nesta posição”, lê-se no comunicado.

De acordo com os utilizadores do Twitter, a imagem da manequim a oferecer a bebida pode ser comparada com Ieshia Evans, enfermeira afro-americana presa no Louisiana, a 9 de julho do ano passado, por participar num protesto racial sob o tema “as vidas importam, sim” e por ter ficado à frente do cordão policial.

Comparação anúncio Pepsi com protesto de afro-americana

Veja o anúncio, que ainda está no Youtube graças aos grupos de fãs de Kendall Jenner: