Atualidade

Vídeos: Roberto Leal revela sofrimento na luta contra o cancro

O cantor português emigrado no Brasil, de 67 anos, está a passar por um momento difícil. Roberto Leal sofre de cancro há dois anos.

O artista abriu as portas da sua casa ao programa do amigo, Geraldo Luís, e numa entrevista exclusiva revelou que só a fé o agarrou à vida, sentindo necessidade de se isolar para conseguir superar a doença.

Tudo começou “uma dor maior do que tudo que eu já senti” que se associava a uma hérnia discal na lombar e que se estendiam para a perna direita. “Era uma dor que começava no final da minha coluna, chamada hérnia discal, que se estendia para a minha perna direita e adormecia a perna. Tinha horas em que eu não sentia do joelho para baixo. A dor foi progredindo até ao momento em que eu nem sequer me conseguia manter de pé”, relatou na entrevista que passou na TV Record.

Chegou a fazer acupuntura, mas sem sucesso, foi então que a equipa médica que o acompanhava aprofundou a análise e descobriu que tinha um cancro. Portador de um melanoma, faz imunoterapia (para ativar o sistema imunitário), em ciclos de 21 dias, que está a evoluir de uma maneira muito positiva.

Questionado se em algum momento teve medo de morrer, Roberto Leal respondeu: “Não. Não mesmo porque, Márcia Lucia, a minha companheira de 42 anos disse: ‘Roberto como é que aceitas tão resignado e só com oração esta doença?’, eu aceito porque eu acredito e o que for decido por Deus é o melhor para mim. Se eu realmente cheguei a esta situação, se este caminho é o único caminho possível, eu não tenho escolha, mas voltar para atrás, não. Isso é próprio de alguém que sabe que há uma luz no fim do túnel, e eu sei e tenho certeza que o amor vencerá toda a dor”.

Dois anos depois do início dos tratamentos, com 10 sessões de radioterapia e três operações para a remoção do tumor Roberto Leal continua os tratamentos e assegura que está “melhor do que nunca“, mas que ficou com a visão afetada devido a duas cataratas. “O máximo que pode acontecer é eu ficar com 30 a 40% de visão“, explicou.

Durante o programa, é possível ver o reencontro do cantor com as suas netas, que viajaram de Portugal para celebrar esta quadra festiva com o avô, no Brasil. Veja os vídeos: