Televisão

Ator António Cordeiro sofre de “doença grave e incurável”

“O ator António Cordeiro vive um momento dramático, depois de lhe ter sido diagnosticada uma doença grave e incurável, que lhe vai condicionando progressivamente a fala e os movimentos”, começou por dizer o apresentador Daniel Oliveira na sua página pessoal de Instagram, ao anunciar a próxima entrevista em “Alta Definição”.

“Um testemunho íntimo e brutal de um dos atores que mais participações tem tido na ficção portuguesa. E a força de um homem em luta consigo mesmo”, prosseguiu o também responsável pela secção de entretenimento da SIC, prometendo um programa emocionante no próximo sábado.

António Cordeiro, de 59 anos, vive dias difíceis depois de ter sido diagnosticado com paralisia supranuclear progressiva.

O ator explica que tem “de reaprender tudo de novo: como é que devo andar, como é que me devo sentar, como devo falar…”

Sem perder a força de lutar, apesar de ter interrompido todos os sonhos, António Cordeiro afirma: “Quero viver cada momento. Estou a viver este momento como se fosse o mais importante da minha vida. E é”.

Sabe-se que a paralisia supranuclear progressiva, progride rapidamente e resulta em uma rigidez muscular e incapacidade mais grave que a doença de Parkinson. Não existe nenhum tratamento eficaz, mas os medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson algumas vezes dão algum alívio temporário.

É muito menos frequente do que a doença de Parkinson, afeta algumas zonas do cérebro, em especial os gânglios basais e o tronco cerebral. (O gânglio basal ajuda a suavizar os movimentos musculares. O tronco cerebral regula funções críticas do corpo, como a respiração, a frequência cardíaca e a ingestão e ajuda a ajustar a postura).

As células cerebrais nestas áreas degeneram-se, mas o motivo para isso é desconhecido.

Foto: Move Noticias (capa)