Off the record

Robert Redford: um galã no cinema a quem nem sempre a vida sorriu

A caminho dos 82 anos, o famoso ator norte-americano anunciou que se vai retirar da representação para desfrutar da vida ao lado da mulher, Sibylle Szaggars, dos três filhos e seis netos.

Para Robert Redford é hora de parar e até mesmo curar maleitas antigas, fruto dos problemas que o foram atingindo e à família. O primeiro filho, fruto do seu casamento com Lola Van Wagenen, morreu aos cinco meses de morte súbita.

“Como pai tendes a culpar-te, isso deixa uma marca que nunca se curará”, disse por várias vezes o galã de Hollywood que, na altura, começava a ganhar fama.

Robert Redford com a primeira mulher Lola Van Wagenen e os três filhos, Jamie, Shauna e Amy

A morte do filho mudou a forma de estar de Redford. Deixou de pisar o risco para se focar no casamento e na mulher e, juntos, tiveram mais três filhos, Shawna, James e Amy, todos eles também ligados à Sétima Arte, mas também com pedras no caminho.

A mais velha, Shawna, viu o namorado ser assassinado pelo melhor amigo quando estudavam na Universidade de Boulder, no Colorado, e chegou a atentar contra a própria vida num acidente em que entrou com o carro num lago. Chegou a temer-se que nunca mais voltaria a caminhar, mas deu a volta e, atualmente, é pintora. Casada com o produtor de cinema Eric Schlosser, tem dois filhos.

A seguir, James tinha 15 anos quando lhe foi diagnosticada uma inflamação no colón que lhe afetou o fígado. Recebeu um transplante que falhou uma semana após a cirurgia e teve que repetir todo o processo, mas com sucesso. Acabou por se dedicar a uma instituição com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da doação de órgãos e os transplantes, além de ter rodado vários documentários sobre o assunto. Deixou de poder esquiar, mas acabou por conhecer Kyle com quem se casou e tem dois filhos.

A mais afortunada foi a mais nova, Amy, que parece ter escapado à “maldição” Redford. Frequentou os melhores colégios de Nova Iorque e apenas sofreu com a perseguição dos paparazzi quando os pais se divorciaram, tinha ela 15 anos.

Robert Redford com a atual mulher, Sibylle Szaggars

Nos dias que correm, com todos adultos e sem problemas de maior, é tempo de o pai desfrutar de todas as atenções. “Bem, já é suficiente”, assumiu Robert Redford que sempre foi mais do que um homem bonito, tendo protagonizado grandes histórias cinematográficas. Entre elas, “O Homem do Presidente”, “África Minha” ou “A Golpada”.

Robert Redford em “África Minha” “O Homem do Presidente”

Fotos: Facebook Robert Redford Today
.