Off the record

Madonna: 60 anos e uma vontade “louca” de salvar o mundo

Parabéns! A rainha da Pop celebra, esta quinta-feira, 16 de agosto, seis décadas de uma vida nem sempre consensual, mas sem dúvida marcante. Há cerca de um ano, Madonna escolheu Portugal para viver, mas é em Marrocos que sopra as velas de aniversário.

Marraquexe foi o cenário escolhido para a grande festa, com a artista a juntar muitos amigos, os mais próximos, num ambiente místico. Como que uma criança, Madonna contou os dias até aqui, mostrando-se entusiasmada com o 60.° aniversário.

Lisboa é, atualmente a sua base, mas não é para a vida e ela também não se limita às suas fronteiras. Recentemente, voltou ao Malawi, onde em tempos adotou quatro dos seis filhos, David Banda, Mercy James e as gémeas Estere e Stella.

O país africano tornou-se a segunda casa de Madonna quando o visitou em 2006 e ficou chocada com as dificuldades do seu povo. Arregaçou as mangas decidiu criar o projeto ‘Raising Malawi’, que ajuda crianças através do acesso à saúde, educação e apoio comunitário.

O grande responsável por a estrela norte-americana se ter instalado na capital portuguesa é David Banda que conheceu num orfanato em Lilongwe e tenta agora vingar no futebol ao serviço do Benfica. Na altura, foi acusada de sequestro, apesar de ter feito “tudo de acordo com a lei”.

Seguiram-se as três meninas que também a acompanharam na vinda para o nosso país. Os filhos mais velhos, Lourdes Maria e Rocco, frutos dos casamentos com Carlos Leon e Guy Ritchie, são já independentes, mas juntaram-se na última estada no Malawi.

Rodeada de excentricidade e com vários luxos à mão, Madonna comprou dois cavalos Puro Sangue Lusitano, avaliados em cerca de 200 mil euros, mas como prenda lançou uma campanha solidária para angariar 60 mil dólares em prol do seu trabalho com crianças no Malawi.

“Para o meu aniversário não consigo pensar num presente melhor do que ligar a minha família global a este lindo país e às crianças que mais precisam de ajuda”, sublinhou, lançando o repto a quem a segue.

A música foi o meio onde se afirmou e que lhe permitiu ganhar tanto como os homens, mas o cinema e até os livros infantis entram no seu vasto currículo. Impôs-se também na moda como um ícone de estilo. Rendas, colares de pérolas, crucifixos, luvas de renda, múltiplas pulseiras brilhantes e arrojadas, fizeram parte do closet da geração milénio. Moldou tendências de moda durante mais de quatro décadas, acrescentou um toque de provocação e elevou o estilo de rua.

O 14.° disco deve ser lançado este ano e é esperada mais uma digressão de Madonna pelo mundo.

Fotos: Instagram