Saúde & bem-estar

Quer uma alternativa ao ginásio? Aposte na caminhada

Uma das resoluções mais comuns para o novo ano costuma ser a prática de exercício físico. E até nos inscrevemos no ginásio, mas depois os dias passam, a vontade continua a ser pouca e não pomos lá os pés.

Pois fique a saber que não precisa disso para ficar mais saudável. E, se também abomina correr, há uma alternativa bem melhor e mais barata: a caminhada.

A perda de peso e o ganho de saúde podem depender do simples hábito de caminhar diariamente.

Ao acordar, na viagem para o trabalho, durante a pausa para o almoço, na viagem para casa, ao final da tarde, depois do jantar. A caminhada é, possivelmente, o exercício que mais facilmente se adapta à rotina diária.

Por ser simples, apto para quase todas as pessoas e com um custo extremamente reduzido, a caminhada assume-se como uma das meninas bonitas do mundo do fitness, não fosse um exercício prático e altamente eficaz tanto no corpo como na mente.

E os benefícios são muitos.

Primeiro, ajuda na circulação do sangue. Depois de fazer uma caminhada de 40 minutos a tensão arterial pode ficar durante 24 horas. A caminhada estimula o trabalho das válvulas do coração, melhorando a oxigenação do corpo. Com o sangue a circular melhor, irá notar a redução do inchaço dos tornozelos e das pernas.

Também permite um bom funcionamento dos pulmões. Caminhar ajuda a eliminar impurezas dos pulmões.
Pode ainda ajudar na prevenção de inflamações como a bronquite.

Combate a osteoporose, pois ajuda a fortalecer os ossos. Também vai contribuir para que tenha uma melhor postura corporal.

Não é só ao corpo que a caminhada faz bem. A saúde mental também é beneficiada. Normalmente, as pessoas que praticam com regularidade ficam com melhor humor e com uma melhor auto-estima.

E não só. Combate a depressão. O corpo liberta mais endorfina durante uma caminhada. Esta hormona é responsável pela sensação de felicidade e leveza. Caminhar regularmente melhora a disposição para continuar a fazer exercícios.

Há ainda uma boa notícia para quem se preocupa com aquelas rugas que chegam com a idade: caminhar retarda o envelhecimento das células do corpo e estimula as atividades do cérebro.

Se praticar regularmente, vai notar uma melhoria na capacidade de lembrar as coisas. Vai conseguir ficar mais atento e focado graças à sua caminha diária. Caminhar é pois uma excelente forma de prevenir doenças ligadas ao cérebro, como o Alzheimer.

Sabe aquela sensação de estar sempre cansado e com sono? Esqueça! Vai sentir que os músculos de seu corpo estão mais fortes. Caminhar regularmente estimula a produção de adrenalina no nosso corpo. Isso também contribui para que durma melhor à noite.

Caminhar ajuda a queimar aquelas gordurinhas indesejadas, pois acelera o metabolismo o que faz com que continue a perder peso, mesmo depois de ter encerrado a atividade.

Sabe aquela vontade tremenda de comer doces que aparece a qualquer hora do dia? Fique descansado. A caminhada regular vai ajudar a reduzir esse impulso alimentar.

Caminhar ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como o enfarte e a hipertensão. Outro benefício comprovado é o controlo dos níveis de colesterol. Também contribui para evitar a diabetes.

Gostou das dicas? Então anote a principal delas: toda atividade física deve ser realizada com indicação e acompanhamento médico. É o profissional que poderá sobre o tipo de exercício, intensidade e frequência.