Atualidade

Funeral de Anthony Bourdain está nas mãos da ex-mulher

As questões relativas ao funeral de Anthony Bourdain são da responsabilidade da sua ex-mulher, Ottavia Busia Bourdain, mãe da sua filha Ariane, de apenas 11 anos. Contudo, a cerimónia fúnebre pode demorar alguns dias uma vez que, por questões burocráticas, o corpo de Anthony Bourdain está preso em França, país onde se enforcou num hotel, na passada sexta-feira.

Naturalmente o funeral do chef e apresentador de 61 anos vai acontecer nos Estados Unidos, mas a mãe de Bourdain, Gladys, revelou ao ‘New York Post’ que a transladação do corpo ainda não aconteceu porque o governo francês não autorizou: “Eles não vão enviar os restos mortais dentro de alguns dias, por causa de formalidades”. O facto não surpreende Gladys que diz que a demora é típica em França: “Eu vivi lá cinco anos. Nada é resolvido de forma rápida”.

A mãe do reconhecido apresentador do programa ‘Parts Unknown’, da CNN, explicou que apesar do filho namorar com a atriz Asia Argento (desde o início do ano passado), as decisões quanto ao funeral vão ser tratadas por Ottavia: “Embora eles estejam separados, ela será responsável pelo que acontecer. Tenho a certeza de que ela está tão mal quanto eu.”

Apesar de se terem separado, ao fim de nove anos de casamento, o casal, que tem uma filha em comum, manteve a amizade e ainda são parentes legais. A agenda lotada do apresentador terá ditado o fim da relação amorosa, em 2016. Anthony, Ottavia e a filha partilhavam um gosto em comum: a prática de Jiu-jitsu.

Para o cozinheiro a paternidade era uma das coisas mais importantes da vida: “Quando ele falava sobre a filha, os olhos brilhavam. Ele falava dela constantemente”, contou um colaborador de Bourdain à revista ‘People’.

Tony, como era carinhosamente tratado pelos amigos, revelou, em entrevista à mesma publicação, que para si era importante nunca filmar em duas cidades consecutivas para o ‘Parts Unknown’, pois fazia questão de passar pelo menos cinco dias por mês com a filha, que vive com Busia, em Nova Iorque. Em fevereiro terá assumido também que sentia “alguma responsabilidade” de “pelo menos tentar viver” desde que a filha Ariane nasceu.

A jovem de 11 anos revelou-se “corajosa”, de acordo com a mãe, uma vez que, apenas dois dias após a notícia da morte do pai, deu um concerto no clube de rock ‘The Bitter End’, em Nova Iorque. Ottavia partilhou uma fotografia da menina no palco: “A nossa pequenina teve o seu concerto hoje. Ela foi incrível. Tão forte e corajosa. Ela usou as botas que lhe compraste”. Para rematar a mensagem, a ex-mulher do apresentado despediu-se de forma emotiva: “Espero que estejas a fazer uma boa viagem, onde quer que estejas”.

O chef de cozinha enforcou-se no luxuoso hotel Le Chambard, na antiga vila de Kaysersberg, em França, onde se encontrava a gravar um episódio do programa ‘Parts Unknown’. Bourdain esteve no restaurante Wistub de la Petite Venise, na cidade francesa de Colmar, e os funcionários asseguraram que o chef parecia feliz e teve um comportamento aparentemente normal dias antes da morte.

A mãe reconheceu ao ‘New York Times’ que nada fazia prever que o filho estivesse a pensar suicidar-se: “Ele era a última pessoa no mundo que eu sonharia que faria algo assim”. Bourdain tinha uma carreira invejável e passava a vida a viajar pelo mundo fora: “Ele tinha tudo. Sucesso além dos seus sonhos mais selvagens. Dinheiro além dos seus sonhos mais selvagens”.

Fotos: Redes Sociais