Atualidade

Bourdain comeu bem, bebeu vinho e parecia feliz antes de se enforcar

A morte do chef e apresentador Anthony Bourdain, confirmada esta sexta-feira, deixou meio mundo atónito. O anfitrião do programa da CNN, ‘Parts Unknown’, enforcou-se num quarto de hotel, em França, onde se encontrava a filmar. Sabe-e que Anthony estava com ótimo humor dias antes de atentar contra a própria vida.

Os funcionários do restaurante local ‘Wistub La Petite Venisese’, na cidade francesa de Colmar, serviram o apresentador, na terça-feira, três dias antes da sua morte, a propósito das gravações do programa, e relataram que Bourdain estava bastante sorridente. Amante de carne e vinho, o apresentador foi extremamente amigável com toda a equipa, contou piadas e distribuiu sorrisos. “Foi um bom momento que terei sempre em mente”, assegurou o chef Alexis Schonstein.

Anthony comeu dois dos seus pratos favoritos da região francesa da Alsácia. Um dos pratos o chef partilhou com os seguidores do Instagram e incluía chucrute (conserva de couves), salsichas, salgados e batatas, um prato muito semelhante ao cozido à portuguesa. Fontes do restaurante dizem que também comeu perna de presunto fumada.

Os funcionários relataram também que o bom humor de Bourdain não era visível somente diante as câmaras, mas também quando não se encontravam a filmar.

A notícia da morte de Bourdain também chocou aqueles trabalharam com ele, nomeadamente Karen Reynolds, diretora da CNN PR e publicitária de longa data de ‘Parts Unknown’, que relatou à revista ‘People’, esta sexta-feira: “É tão chocante que não sabemos de onde vem isto, como pode isto acontecer. Quando trabalhei com ele na semana passada, ele estava tonto”.

“Ele estava efusivo e feliz com o episódio em Hong Kong, que foi tudo sobre o qual ele falou nas semanas que o antecederam, pois foi um ponto alto para ele”, revelou Karen, relativamente ao episódio do dia 3 de junho, dirigido pela namorada de Bourdain, Asia Argento e que contou com o cinematógrafo Christopher Doyle. Segundo a diretora da CNN PR ele estava radiante por trabalhar com eles.

Reynolds recordou a boa disposição do colega: “Ele estava tão feliz. Eu não falei com ele esta semana, mas tudo o que sei é que ele estava tão feliz na semana passada. Quero dizer tonto”.

No domingo, apenas dois dias após a morte de Bourdain, a CNN vai emitir um novo episódio do programa ‘Parts Unknown’, em Berlim. “Quando Berlim for ao ar, Anderson Cooper fará uma apresentação antes do episódio. Eles eram bons amigos”, afirmou Reynolds, acrescentando que os colegas do chef da CNN também estão em choque: “Ninguém pode entender isto. Quando uma pessoa de 61 anos morre e alguém tão vibrante como o Tony, é tão chocante e devastador que é o que todo mundo diz, mas é a verdade”.

Entretanto, a fachada do restaurante Les Halles, em Nova Iorque, onde Anthony Bourdain se tornou famoso, apesar de fechado, foi transformado num memorial, com os fãs do escritor e chef norte-americano a prestaram-lhe uma homenagem.

Anthony Bourdain tinha 61 anos e foi encontrado morto por um amigo, o chef francês Eric Ripert, em Estrasburgo. Chester Bennington e Chris Cornell, que também se suicidaram, apresentaram o mesmo comportamento, aparentemente normal, dias antes de se matarem, segundo relaram as pessoas mais próximas.

Fotos: Redes Sociais/Instagram